O enduro fica mais divertido quando a bicicleta é elétrica, acredita a marca. Talvez com isso em mente, eis a nova Orbea Wild 2023, a renovação da gama de E-BTT para enduro que agora muda muitos aspetos determinantes na bicicleta, que surge com duas opções de quadro, um em carbono, outro em alumínio.

PUB
GIANT STORMGUARD E+ 2

E é precisamente o quadro que mais é alterado, mais especificamente na geometria e no peso, que está agora abaixo dos 21 kg, pelo que consta na informação fornecida pela Orbea.

O que é também sublinhado é que esta nova versão para 2023 surge do feedback fornecido pelos riders profissionais da Orbea Fox Enduro Team.

O resultado mostra uma geometria em parte herdada da mais recente Orbea Rallon. Ângulo de direção a 64º e reach de 450 mm no tamanho M (o quadro é 25 mm maior que a geração anterior) fazem com que haja “mais estabilidade e controlo”, refere o fabricante, muito na senda do que são as tendências mais recentes do BTT nas vertantes enduro e trail.

A pensar nas subidas, o ângulo do selim anda pelos 77,5º, dando uma posição mais centrada na bicicleta. As escoras têm 448 mm em todos os tamanhos de quadro, que são quatro (S, M, L e XL), algo que também é de certa forma novidade nesta gama.

Entre os vários modelos de suspensão e amortecedor disponíveis em cada versão, estes elementos contam com cursos de 160 mm atrás e 160 ou 170 mm à frente. Refere a Orbea que o amortecimento está mais progressivo e “sensível” que nunca, quase fazendo lembrar a performance dos amortecedores de mola.

PUB
Catlike Whisper Evo

Entre as diferenças nas listas de especificações de cada versão, dependendo do preço, os elementos que compõe a motorização da Orbea Wild são relativamente transversais. Este sistema da Bosch distingue-se pelo novo comando sem fios Mini Remote e pela forma como é possível ter um cockpit mais clean com base no sistema integrado Orbea SIC System.

A juntar a isso, refira-se que o original conceito de quadro se apresenta com um sistema de bateria integrada e não amovível. O motor das sete versões da bicicleta é o Bosch Performance Line CX (BDU3741), apoiado pelo System Controller BCR3100.

A bateria é a Bosch Powertube que seria de esperar, sendo que existe em dois “sabores”: com capacidades de 625 ou 750 Wh, dependendo da versão ou da escolha no programa MyO.

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

Para reservar desde já uma Orbea Wild, que fica disponível para entrega em 2023, podes recorrer ao serviço Rider Connect. Na plataforma podes ver as bicicletas que vão estar à venda em cada loja que representa a marca.

Aliás, com o sistema de personalização Orbea MyO, a capacidade da bateria é um dos pontos que está em opção. Tal como podemos configurar a bicicleta que estamos a comprar no que diz respeito às suspensões de amortecedores, às rodas, ao cockpit ou a periféricos como o espigão telescópico, por exemplo.

A personalização não é totalmente “aberta”, mas há várias opções que podem ser selecionadas, tal como as cores e os efeitos gráficos no quadro.

Aqui está a gama completa da nova Orbea Wild. São quadro versões com quadro em carbono e três com quadro em alumínio, com preços a condizer com essa matéria-prima e com as diferentes listas de especificações. Está tudo no site oficial da Orbea, link abaixo.

Modelos Carbon:

Orbea Wild FS M-LTD – 11.999 euros

Orbea Wild FS M-Team – 9.499 euros

PUB
Apresentação Titan Desert Marrocos 2023

Orbea Wild FS M10 – 8.399 euros

Orbea Wild FS M20 – 7.299 euros

Modelos Hydro (alumínio):

Orbea Wild FS H10 – 6.999 euros

Orbea Wild FS H20 – 6.199 euros

Orbea Wild FS H30 – 5.699 euros

Mais info:

www.orbea.com

Também vais querer ler…

Nova Orbea Oiz 2023: para revolucionar o XC! [com vídeo]

Teste GoRide.pt: Orbea Onna 10 2022 [com vídeos]

 

PUB
Apresentação Titan Desert Marrocos 2023
GoRide Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!