Este sábado a Volta a França vai finalmente para a estrada, com a partida em Nice. Terminou a espera, começa o espetáculo da maior prova de ciclismo. Não há corrida como o Tour e os valores monetários refletem esse estatuto. Quanto se ganha na prova?

PUB
Specialized Levo

Para começar estarão disponíveis para distribuição 2,293,000 euros, um valor um pouco mais alto que os 2,291,700 de 2019. Vestir a camisola amarela nos Campos Elísios é o sonho de muitos e muitos ciclistas. Porém, o cheque que o vencedor recebe também é bastante interessante: 500 mil euros. No entanto, há que salientar que no ciclismo os valores ganhos são distribuídos pela equipa. Não ficam apenas para um atleta, afinal é um desporto coletivo.

Um vencedor de etapa tem direito a 11 mil euros, sendo que até ao 20º lugar à dinheiro em jogo. O “último” do top 20 terá direito a 300 euros. Depois há os sprints intermédios. O primeiro ganha 1500 euros, o segundo mil e o terceiro 500.

Já nos prémios da montanha o montante varia dependendo da dificuldade da subida. Uma categoria especial rende 800 euros ao primeiro a passá-la, uma primeira categoria rende 600 euros, uma segunda 500, uma terceira 300 e uma quarta 200 euros, segundo o Cycling Weekly.

Quanto às restantes camisolas, os vencedores da da montanha (branca com bolinhas vermelhas) e da dos pontos (verde) recebem 25 mil euros. Já o melhor jovem (camisola branca) fica com 20 mil euros. A equipa que conquistar a classificação coletiva tem direito a 50 mil euros.

Na Volta a França temos ainda o prémio para o ciclista mais combativo. Em cada etapa o prémio é de dois mil euros. Aquele que for escolhido como o mais combativo de toda a corrida recebe 20 mil euros.

De referir ainda que vestir a camisola amarela rende 500 euros por dia (quer se ganhe o Tour ou não), o mesmo para o líder da classificação da juventude. Já por cada dia de verde ou com o símbolo da montanha, são pagos 300 euros.

PUB
Giant TCR 2024

A Volta a França decorre até 20 de setembro e contará com um português em prova. Nelson Oliveira será um dos homens de trabalho da equipa espanhola da Movistar.

Podes ver neste link a lista de inscritos completa, via ProCyclingStats.

Também vais gostar destes!