Este sábado a Volta a França vai finalmente para a estrada, com a partida em Nice. Terminou a espera, começa o espetáculo da maior prova de ciclismo. Não há corrida como o Tour e os valores monetários refletem esse estatuto. Quanto se ganha na prova?

- - - Pub - - -

Cube Stereo Hybrid HPC 160

Para começar estarão disponíveis para distribuição 2,293,000 euros, um valor um pouco mais alto que os 2,291,700 de 2019. Vestir a camisola amarela nos Campos Elísios é o sonho de muitos e muitos ciclistas. Porém, o cheque que o vencedor recebe também é bastante interessante: 500 mil euros. No entanto, há que salientar que no ciclismo os valores ganhos são distribuídos pela equipa. Não ficam apenas para um atleta, afinal é um desporto coletivo.

Um vencedor de etapa tem direito a 11 mil euros, sendo que até ao 20º lugar à dinheiro em jogo. O “último” do top 20 terá direito a 300 euros. Depois há os sprints intermédios. O primeiro ganha 1500 euros, o segundo mil e o terceiro 500.

Já nos prémios da montanha o montante varia dependendo da dificuldade da subida. Uma categoria especial rende 800 euros ao primeiro a passá-la, uma primeira categoria rende 600 euros, uma segunda 500, uma terceira 300 e uma quarta 200 euros, segundo o Cycling Weekly.

Quanto às restantes camisolas, os vencedores da da montanha (branca com bolinhas vermelhas) e da dos pontos (verde) recebem 25 mil euros. Já o melhor jovem (camisola branca) fica com 20 mil euros. A equipa que conquistar a classificação coletiva tem direito a 50 mil euros.

Na Volta a França temos ainda o prémio para o ciclista mais combativo. Em cada etapa o prémio é de dois mil euros. Aquele que for escolhido como o mais combativo de toda a corrida recebe 20 mil euros.

De referir ainda que vestir a camisola amarela rende 500 euros por dia (quer se ganhe o Tour ou não), o mesmo para o líder da classificação da juventude. Já por cada dia de verde ou com o símbolo da montanha, são pagos 300 euros.

A Volta a França decorre até 20 de setembro e contará com um português em prova. Nelson Oliveira será um dos homens de trabalho da equipa espanhola da Movistar.

Podes ver neste link a lista de inscritos completa, via ProCyclingStats.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.