É o que a Zwift se compromete neste pré-lançamento do trainer: tornar mais simples o processo de quem se inicia na plataforma. Depois de se ter consagrado como uma das melhores aplicações para o ciclismo indoor nos seus quase oito anos de história, a empresa tem agora o seu próprio trainer: o Zwift Hub.

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Já é possível fazer a pré-encomenda do Zwift Hub, mas só a 3 de outubro o trainer irá começar a ser comercializado. Porém, já se conhecem pormenores do que se pode esperar desta nova aposta da Zwift.

Segundo a empresa, um dos problemas para quem se inicia no ciclismo indoor prende-se com alguma complexidade em preparar um trainer. O site Road.cc escreve que a Zwift admite mesmo que muitos dos que se inscrevem na plataforma acabam por nunca registar um treino.

“Configurar a Zwift não tem sido um processo fácil. Pode ser complicado saber exatamente que equipamento se precisa para utilizar a Zwift e o equipamento pode ser caro”, explica Eric Min, CEO da companhia, citado pelo site BikeRadar.

Os destaques

É então na simplicidade que a Zwift quer apostar com este trainer. Começa por fornecer a cassete. Quando se compra, pode-se escolher de imediato o tipo de cassete que assenta à bicicleta que se vai utilizar. Não é preciso comprar à parte, nem andar a desmontar o da bike para colocar no trainer.

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A oferta vai de oito até 12 velocidades, mas caso não se queira cassete fornecida pela Zwift, também se pode pedir sem.

Também são disponibilizadas instruções específicas, com cores, para que se perceba facilmente os detalhes necessários para colocar a bicicleta no trainer e dar as primeiras pedaladas no Zwift Hub.

Vamos às especificidades:

  • Peso do trainer: 15 quilos
  • Pendente máxima: 16%;
  • Potência máxima: 1800 watts
  • Precisão de potência: +/- 2.5%
  • Peso máximo do ciclista: 130 quilos
  • Conexões compatíveis com: Bluetooth, ANT+ and ANT+ FEC
  • Peso do rolamento: 4,7 quilos
  • Bicicletas compatíveis: eixo direto de 142/148 mm ou eixo de aperto rápido de 130/135 mm.

Para garantir a compatibilidade com o maior número de bicicletas, a Zwift diz ter testado o trainer com mais de 500, de 70 marcas diferentes, tamanhos diversos e tipos de travão.

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Um senão que é destacado pelo site BikeRadar, é o não se poder utilizar este trainer em eventos de e-sports ou o Zwift Grand Prix. Porém, estes são uma minoria numa plataforma como muitas opções para se praticar o ciclismo indoor.

Isto acontece porque a precisão de potência é de +/- 2.5%, quando o regulamento destes eventos dita que não seja mais de +/- 2%.

O preço

É claramente um dos principais destaques. Fica desde já a questão se o Zwift Hub tiver a qualidade que a empresa defende, se não irá mexer com o mercado dos trainers. Custa 499 euros, preço mais baixo do que trainers de outras marcas.

Até agora, a Zwift dependia dessas outras marcas para a existência desta máquina que veio repensar o ciclismo indoor. Estas vão continuar a ser compatíveis com a plataforma. Aliás, o próprio Zwift Hub será compatível com outras aplicações, como a Rouvy.

O Zwift Hub é produto de uma parceria com a JetBlack, mas a empresa assegura que tem componentes feitos especificamente para este trainer.

Mais informações:

Fotografias: Zwift

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