Esta quinta-feira, a sexta etapa do Giro é a ansiada etapa dos caminhos brancos da Toscana, os troços em terra batida da Strade Bianche. Espetáculo, em perspetiva. E ainda mais, quando há Tadej Pogacar.

PUB
KTM E-Bikes BTT

O esloveno venceu a Strade Bianche já esta temporada, a sua primeira corrida do ano, e com que exibição! Atacou a mais de 80 quilómetros da meta e ninguém mais o viu até ao fim. Pois bem, será que, agora, em condições e prova diferente, por etapas, e com a camisola rosa no corpo, o líder da UAE vai voltar à ofensiva.

A etapa tem um total de 180 km e os troços em ‘sterrato’ estão localizados entre os quilómetros 130 e 140 (dois, a totalizarem 9,2 km) e entre os 162 e 164,4 (2,4 km), o terceiro e último. No resto, o final da tirada tem um perfil algo irregular, que poderá acentuar diferenças com a fadiga.

Para já, na véspera, Pogacar não mostrou grande entusiasmo sobre a etapa, que, na teoria, deverá ser do seu agrado, e preferiu mostrar-se reservado: “Amanhã será uma etapa em que teremos de ter cuidado, não perder tempo e terminar sem problemas”, foi tudo o que o esloveno disse sobre o assunto.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Perante isto, o que esperar. Do vencedor da Strade Bianche 2024… e dos adversários? Não é de crer que o primeiro tenha como aspirações na etapa, apenas não perder tempo. Não Pogacar. Certamente atacará, talvez só no último setor, mais perto da meta, para reduzir a duração do esforço. Mas deverá tentar. Ainda que, no dia seguinte, haja o primeiro contrarrelógio deste Giro.

E dos adversários mais próximo? Geraint Thomas também não estará mal neste tipo de terreno e se puder aproveitar a boleia de Pogacar, não a enjeitará. Assim, aumentando a vantagem sobre a demais concorrência. Entre esta, Daniel Martinez ou Cian Uitjdebroeks não estarão tão à vontade como Pogacar e Thomas no piso de terra batida, mas poderá haver um ‘outsider’ (ou vários, numa fuga) à espreita da glória.


Créditos da imagem: https://twitter.com/TeamEmiratesUAE/status/1787892121258901639/photo/2

Também vais gostar destes!