Num ano que competitivamente tem sido tão atípico e com um calendário tão incerto, Tiago Ferreira resolveu desafiar-se de uma forma bem diferente. Não há corridas, mas há um objetivo que vai testar o atleta física e mentalmente: vai pedalar durante 24 horas.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

“É completamente diferente de tudo aquilo que foi a minha carreira desportiva até agora, porque eu sempre tive muito focado no que era competição, corridas…”, explicou Tiago Ferreira, citado pela Red Bull. “É um desafio que vai muito além de testar o limite do ser humano, de desportista, porque até agora ainda não foi feito”, salientou.

© Hugo Silva/Red Bull Content Pool

O desafio vai realizar-se entre 22 e 23 de julho, num circuito improvisado na região Centro do país. “É uma subida de 1,5 quilómetros que vai somar 214 metros de desnível, a qual vou subir e descer repetidamente de forma a conseguir somar o máximo de metros. Chamamos circuito porque vamos até ao alto e voltamos para baixo. É como se fosse uma volta”, explicou o atleta.

Desafio físico e mental

Campeão mundial, duas vezes campeão europeu (e atual detentor da camisola) e cinco vezes campeão nacional, Tiago Ferreira é a referência portuguesa no XCM. Este desafio será bem diferente de tudo o que já vez e do que a maioria dos atletas do género já fizeram. “Há muitos desafios de gente que vai e faz 10 horas, 12 horas, mas com esta baliza de 24 horas e a andar durante a noite não. Não há desafios destes, nem atletas a alinhar nisto”, referiu.

Tiago Ferreira conquistou em julho de 2019 o seu segundo título europeu, em Lillehammer (©Federação Portuguesa de Ciclismo)

Para Tiago Ferreira não é estranho a passar longas horas na bicicleta, mas isso significa cerca de sete e durante o dia. “Não estou habituado a andar de bicicleta no período noturno. Penso que a partir das 23 horas será um período crítico. O desgaste físico normal de andar repetitivamente na mesma subida, que é extremamente dura, muito inclinada, será uma das maiores dificuldades. O outro ponto será o psicológico. Andar a subir e a descer sempre o mesmo sítio, sem sair dali…”, realçou.

O atleta não hesita em dizer que “o desgaste físico, a todos os níveis, vai ser brutal”, mas Tiago Ferreira chegou ao topo mundial porque não vira a cara aos mais difíceis desafios.

As 24 horas a pedalar do campeão europeu poderão ser acompanhadas em livestream no Instagram da Red Bull Portugal, a partir das 10 horas do dia 22 (próxima quarta-feira).

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.