Nelson Oliveira, Rui Costa e Daniela Campos: os portugueses nas provas de estrada dos Jogos Olímpicos Há 13 horas
Iúri Leitão, Rui Oliveira e Maria Martins: os ‘tugas’ nas provas de pista dos Jogos Olímpicos [com vídeos] Há 1 dia
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Partilha!Tweet Vimos bem de perto a nova Canyon Grail no Sea Otter Europe, em Girona, numa apresentação exclusiva da marca alemã: muitos pormenores inovadores, até, e um cariz que tenta combinar da melhor forma a competição e o bikepacking. Não é segredo que o gravel, apesar do seu pouco tempo de existência, está já a mudar um pouco o seu rumo: se ao início predominavam as bicicletas com elevada capacidade para realizarmos voltas mais longas e tranquilas, viagens de bikepacking incluídas, agora a maioria das novidades neste segmento concentram-se em garantir desempenho. É o caso da novíssima Canyon Grail para 2024.PUB Esta bicicleta de gravel é agora oficialmente apresentada ao mundo, mas tivemos a sorte de a ver no evento Sea Otter Europe, em Setembro, numa apresentação exclusiva para qual a Canyon nos convidou. Nesse dia, Natalia González, responsável de marketing da marca para a Península Ibérica, dizia-nos que no ciclismo tudo é muito passional e que a velocidade acaba por estar no ADN da Canyon. E o gravel não será exceção. Assim, a nova Canyon Grail já anda em competição, sendo exemplo disso Alejandro Valverde e a 4ª posição no mundial de gravel recentemente. A lógica neste novo modelo é trazer performance ao ciclista de gravel e ao mesmo tempo dar-lhe tudo o que ele precisa para o bikepacking, também, com algum conforto. A bicicleta distingue-se, ainda assim, da Grizl, que no catálogo da marca se dedica mais a essa vertente mais descontraída do gravel.PUB A primeira Grail surgiu em 2018 e agora abandona por completa a sua principal imagem de marca, que era o guiador de dupla altura, se bem nos lembramos. Por um lado, este componente não está aprovado pela UCI para competir; por outro, não era do agrado de muitos e bons utilizadores. E eis que a Grail de 2024 tem um design mais convencional, mas… recheado de “pormenores” distintos. O quadro é completamente novo e está disponível em duas fibras de carbono diferentes. A versão mais exclusiva está nas CFR, com uma boa relação peso/rigidez e preços mais baixos, enquanto a CF está dividida nos quadros CF SL e CF SLX, faz baixar ainda mais os pesos. A Canyon refere que a CFR é 10% mais rígida e 118 gramas mais leve que o quadro CF SLX. PUB A geometria adivinha-se mais reativa, com uma posição de condução mais agressiva. O guiador é agora o novo cockpit CP0039 com o design Gear Groove, que é um encaixe em que podemos montar vários acessórios diferentes retirando a tampa, simplesmente. Podes colocar lá extensores ao estilo triatlo, luzes, GPS, etc… As imagens abaixo mostram bem isso. Referimos que a componente de bikepacking não se perde nesta índole mais reativa da nova Grail, pelo que é possível instalar no quadro três grades de bidon. A forqueta também tem dois grupos de furação e é possível instalar guarda-lamas e alforges, por exemplo. Mas a maior novidade está no tubo diagonal, onde existe o novo compartimento com tampa Load Down Tube Storage. Este espaço permite guardar todas as ferramentas mais necessárias. Os quadros CF SL não têm este compartimento. Ainda sobre este compartimento, a tranca da tampa é bastante eficaz no funcionamento, como tivemos oportunidade de experimentar, e está incluída uma bolsa e sistema que permite acoplar uma mini bomba, cartuchos de CO2, ferramentas, etc. Por outro lado, outro acessório bastante útil, certamente, é a Load FidLock QuickLoader, uma bolsa de quadro muito aero que se “liga” ao tubo diagonal e superior através de um sistema de imans. A Canyon anuncia que esta bolsa permite que a bicicleta seja até 1,5 watts mais rápida quando comparada com o uso de bolsas de modelos anteriores. A bolsa Load FidLock QuickLoader montada na nova Canyon Grail.PUB Ora, são três os quadros, sendo que o mais acessível CF SL dispensa o compartimento no tubo diagonal e o encaixe Gear Groove no cockpit. Os preços começam nos 2.499 euros para as versões baseadas neste quadro. Estes quadros incluem a bolsa Load FidLock QuickLoader. Canyon Grail CF SL 7 Depois vem a versão CF SLX, com a mesma fibra de carbono da CF SL, mas com o compartimento em causa no tubo diagonal. Com encaixe Gear Groove e equipamento superior às versões mais baratas, como podemos ver nas listas de especificações completas no site da marca, link abaixo. Os preços começam nos 4.499 euros, e todas estas versões têm transmissão eletrónica. Canyon Grail CF SLX 8 eTap AXS Por sua vez, a CFR apresenta material topo de gama com transmissões eletrónicas (da Shimano e/ou da Sram) e preços desde 6.249 euros. Canyon Grail CFR Di2 E neste momento do lançamento está disponível também uma edição bastante especial: a Canyon Grail CFR LTD GRVL DZZL, uma série de apenas 70 unidades que assinala a vitória de Carolin Schiff na popular corrida de gravel Unbound 200. O design icónico desta GRVL DZZL é “uma obra de arte”, como refere a Canyon, com material tão exclusivo que faz com que o preço suba para os 10.000 euros… Canyon Grail CFR LTD GRVL DZZL O espanhol Alejandro Valverde estreou a nova Canyon Grail em competição no recente Mundial de Gravel, no Veneto, Itália, alcançando um ótimo quarto lugar final. ‘O Bala’ descreve-a como “rápida onde e quando se quer, resistente quando necessitas que seja” (vídeo abaixo) 🚀 La nueva Canyon Grail y @alejanvalverde Rápida allí donde tú quieras. Resistente cuando más lo necesites. La @canyon_bikes Grail es la nueva referencia en rendimiento gravel.#MyCanyon I #CanyonGrail I #TheNewFasthttps://t.co/aRhqrIWpDl pic.twitter.com/Ze4c9Zdvf5 — Movistar Team (@Movistar_Team) October 12, 2023 Uma semana antes de Valverde no Mundial, o piloto finlandês de Fórmula 1, Valtteri Bottas, correu o Europeu de Gravel na Bélgica com a nova bike da Canyon. The New Fast 🚲 Meet the all new Canyon Grail CFR: https://t.co/r8tqv7J8e2#VB77 @canyon_bikes @SRAMroad pic.twitter.com/7DUUQed2tB — Valtteri Bottas (@ValtteriBottas) October 12, 2023 Mais info: www.canyon.com/pt
Bikes Nova Trek Slash+ 2025: no topo das enduro elétricas ‘leves’! [com vídeo] A nova Trek Slash+ é quase uma reprodução da Slash 'normal', com destaque para o sistema de suspensão de pivot alto e para ... Por GoRideHá 5 horas
Bikes Pinarello Bolide F TT: um ‘avião’ para os Jogos Olímpicos Paris 2024 Os ciclistas da INEOS Grenadiers que participam no contrarrelógio destes Jogos Olímpicos vão estar aos comandos desta bela Pinarello Bolide F TT. Por GoRideHá 11 horas
Bikes As (fantásticas!) Mondraker F-Podium que vão à prova de XCO nos Jogos Olímpicos As 'máquinas' que Bec Henderson e Ondřej Cink terão nas mãos nas provas de XCO deste fim de semana. Por GoRideHá 15 horas
Bikes Novas Orbea Kemen Tour e Adventure: para a cidade e para o campo! O mesmo modelo, mas com duas versões distintas, uma para cada tipo de 'ambiente'. São as novas elétrica Orbea Kemen, agora 'revitalizadas' para ... Por GoRideHá 2 dias
Bikes Nova BH GravelX R 2025: da estrada para os trilhos de gravel! [com vídeo] A marca espanhola promete transportar a filosofia da estrada para os caminhos acidentados, a pensar na competição. Quatro versões desde 2.899 euros. Por GoRideHá 2 dias
Nelson Oliveira, Rui Costa e Daniela Campos: os portugueses nas provas de estrada dos Jogos Olímpicos Há 13 horas
Iúri Leitão, Rui Oliveira e Maria Martins: os ‘tugas’ nas provas de pista dos Jogos Olímpicos [com vídeos] Há 1 dia
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024