Amanhã, sábado, vai para a estrada a segunda edição da Figueira Champions Classics, corrida internacional que este ano subiu ao escalão UCI ProSeries e volta a contar com alguns dos melhores ciclistas do pelotão WorldTour, com destaque para Remco Evenepoel, Mikel Landa, (Saudal Quick-Step), Andrea Bagioli e Edward Theuns (Lidl-Trek), Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck) ou Marc Hirschi (UAE Emirates), mas também dos portugueses António Morgado e Rui Oliveira (UAE Emirates) e Rúben Guerreiro (Movistar), entre mais de 160 corredores em 23 equipas, sendo dez da divisão WorldTeam, quatro ProTeam e nove do Continental, as formações portuguesas.

PUB
Specialized Levo

A primeira edição da clássica portuguesa, em 2023, foi ganha pelo dinamarquês da Soudal- Quick Step, Casper Pedersen.

Comparativamente ao ano de estreia, a clássica portuguesa, com um percurso de 221 quilómetros, terá novidades, em que os primeiros 100 km apresentam mais dificuldades e o circuito final a percorrer quatro vezes.

Olhando para o perfil constatamos que as subidas para o Alto do Calvete (1,6 km a 3,9%), Leclercq (3,2 km a 5,3%) Porto Gordinho (1,2 km a 5,2%) Alto Saltadouro (3,2 km a 5,1%) Seiça (0,9 km a 9,7%) Serra Castro (3,6 km a 2,3%) e Vila Verde (1 km a 6,5%) irão endurecer os primeiros 103,4 km iniciais.

Percorrida a primeira metade do percurso entra-se na Figueira da Foz para um circuito final duríssimo e que apresenta outra novidade, pois passarão de 3 para 4 voltas ao circuito, que contará com duas subidas duras, Parque Florestal (2,1 km a 8%) e Enforca Cães (0,9 km a 7,3%).

Guerreiro lidera Movistar, Almeida e Costa ausentes

Ruben Guerreiro liderará a espanhola Movistar, na sua segunda prova da época, após o Tour Down Under, em que teve como melhor classificação o sétimo lugar na segunda etapa, concluindo a corrida no 14.º lugar da geral. O português não fará a Volta ao Algarve, uma vez que a Movistar prescindiu da participação.

PUB
KTM

João Almeida (UAE Emirates) e Rui Costa (EF Education-EasyPost) são baixas de última hora na Figueira, e o terceiro classificado do Giro de 2023 também estará ausente da Volta ao Algarve, devido a doença que atrasou a preparação para o seu início da temporada, que o corredor adiou para a Paris -Nice.

Evenepoel ‘cheio de energia’

Remco Evenepoel vai iniciar a sua época de 2024 em Portugal, primeiro na Figueira Champions Classic, e depois a partir de dia 14 seguinte, na Volta ao Algarve, em ambas na liderança da Soudal Quick-Step.

O corredor, de 24 anos, nesta sexta temporada no WorldTour, terá como tenente de montanha Mikel Landa, que fará a sua estreia pela equipa belga na clássica da Figueira da Foz. “Temos boas recordações do ano passado, quando vencemos com Casper Pedersen”, explica Iljo Keisse, o diretor desportivo da Soudal Quick-Step. “Agora vamos com uma equipa diferente e Remco será, naturalmente, o nosso líder”, confirma o responsável.

“Será a primeira corrida da época para Remco, ele está cheio de energia, como sempre, e queremos fazer algo de bom. O percurso é um pouco mais longo do que no ano passado, com um circuito local bastante exigente, com algumas subidas íngremes. O tempo não parece muito promissor e pode afetar a corrida, mas teremos de esperar por sábado e ver como corre. Uma coisa é certa: estamos muito motivados para dar o nosso melhor.”, descreve Iljo Keisse.

PUB
Orbea Genius Dealers

A equipa da Soudal que apoiará Evenepoel, além do trepador basco Mikel Landa, incluirá Mattia Cattaneo, James Knox, Pieter Serry, Warre Vangheluwe como neo-pro e Louis Vervaeke. O vencedor da edição de 2023, a primeira da Figueira Champions Classic, não defenderá o título.

Programa:

Dia 10 fevereiro

  • 9h00 Abertura Zona expositores (Parque Gaivotas)
  • Encerramento 19h00
  • 10h00 – Concentração das Equipas no Parque Gaivotas
  • 11h25 – Partida Simbólica da Figueira Champions Casino/Figueira junto à Torre do Relógio na Avenida 25 de Abril
  • Chegada prevista para as 16h30

Créditos da imagem: Figueira Champions Classic – https://www.figueirachampionsclassic.com/classic/galeria/?galeria=Chegada&ano=2023

 

Também vais gostar destes!