António Morgado, aos 20 anos e 63 dias de idade, é o corredor mais jovem a terminar no top-5 de um monumento do ciclismo desde há oito décadas (1946), com o seu quinto lugar na Volta a Flandres, que se torna também o melhor resultado sempre de um português na corrida belga, ganha pela terceira vez por Mathieu van der Poel este domingo.

PUB
Nova Mondraker Dune

“Estou superfeliz, não esperava um bom resultado como este. Não acreditaria se me dissessem que ia fazer top-5, mas estou muito feliz com a prestação da equipa e a minha performance”, declarou o corredor da UAE Emirates em temporada de estreia no WorldTour, após cortar a meta.

 

 

PUB
Orbea Genius Dealers

 

 

PUB
Nova Mondraker Dune

Van der Poel somou o quinto ‘monumento’ do seu palmarés e Morgado concluiu a 1.02 minutos do neerlandês campeão mundial. O jovem português integrou grupo que discutiu o pódio, tendo o italiano Luca Mozzato (Arkéa-B&B Hotels) batido Michael Matthews (Jayco AlUla) na luta pelo segundo lugar, mas o australiano (que foi 2.º na Milão-Sanremo, primeiro ‘monumento da época, atrás do belga Jasper Philipsen) foi desclassificado por sprint irregular, promovendo o alemão Nils Politt (UAE Emirates) a terceiro.

 

“Trabalhei para isto. A meio da corrida, comecei a sentir-me super bem e aí, sim, sabia que podia lutar por um top-10. Sofri muito, porque não estava na melhor posição”, contou Morgado, num dia em que se apercebeu que pode “lutar por grandes corridas”.

 

PUB
Nova Trek Supercaliber

 

 

 

“Não achava que fosse possível este ano. Agora, tenho essa motivação. Estou a começar a gostar destas corridas, não é que não gostasse, mas é um novo desafio”, afirmou.

O próximo grande desafio para António Morgado é já no próximo domingo, na Paris-Roubaix, terceiro monumento da temporada.

Classificação


Créditos da imagem: UAE Emirates Twitter – https://twitter.com/TeamEmiratesUAE/status/1774500186946928858/photo/1

Também vais gostar destes!