Mauricio Moreira e Frederico Figueiredo vão seguir como líderes da Glassdrive-Q8-Anicolor até 2024. A equipa renovou com os dois ciclistas que tanto se destacaram esta época e que foram duas das referências de uma Volta a Portugal que a formação de Águeda não irá esquecer.

PUB
Orbea Genius Dealers

Enquanto António Carvalho, terceiro na Volta, irá rumar à ABTF Betão-Feirense, a Glassdrive-Q8-Anicolor segurou Mauricio Moreira e Frederico Figueiredo.

“[O Mauricio Moreira é] um dos melhores ciclistas no pelotão nacional, um ciclista que dá muitas garantias. Foi uma aposta minha, desde o primeiro minuto que o decidi contratar em 2021”, salientou Rúben Pereira.

“Sei das suas qualidades e daquilo que pode render e acredito que o Mauricio tem ainda muito para dar ao ciclismo e certamente vai marcar a história da modalidade em Portugal. Será um corredor de referência no nosso pelotão e que se espera que se vá afirmar no ciclismo português. Foi o grande vencedor da Volta a Portugal e do Grande Prémio JN e é uma das principais figuras do nosso ciclismo da atualidade”, acrescentou o diretor desportivo.

Sobre Frederico Figueiredo (31 anos), segundo classificado na Volta – perdeu a liderança no último dia – e rei da montanha, o responsável destacou: “Atualmente o Frederico Figueiredo é a figura do ciclismo português no pelotão nacional. É um ciclista muito competitivo, um dos maiores ganhadores da atualidade e quando se apresenta para trabalhar é exímio no que faz.”

PUB
TrekFest 2024

“Tem demonstrado na nossa estrutura, desde que entrou em 2021, que é um ganhador e que dá muito à equipa. Aporta muito grupo à nossa estrutura, é uma peça fundamental e muito importante nesta equipa e no seu funcionamento. É uma das nossas apostas para o futuro da estrutura nos próximos anos”, referiu.

Melhor fase da carreira

Frederico Figueiredo vive a melhor fase da sua carreira. Sempre foi muito regular em alcançar bons resultados, mas durante muito tempo faltou a desejada vitória. Hoje é um ciclista ganhador.

Em 2022, além da grande exibição na Volta – com a vitória na quinta etapa, na chegada ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo -, Figueiredo venceu pela terceira vez o Troféu Joaquim Agostinho, além da Clássica Aldeias do Xisto e a Volta a Albergaria.

“Nova temporada, novas caras, o mesmo ADN: lutar para ganhar as corridas em que entramos. Sabemos que os números alcançados este ano põem a fasquia num nível muito elevado, mas vamos trabalhar da forma mais profissional, não prometendo fazer melhor que esta época, mas sim prometer que iremos fazer de tudo para dignificar a equipa e todos os nossos patrocinadores e parceiros. Que seja um grande 2023”, realçou o ciclista.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Época “difícil de igualar”

Mauricio Moreira recuperou a alegria pelo ciclismo na Glassdrive-Q8-Anicolor. O uruguaio chegou a pensar terminar a carreira, mas em Portugal não só a “salvou”, como conquistou as suas maiores vitórias. Não surpreende que diga que se sente em casa.

“Vai ser a minha terceira época na Glassdrive-Q8-Anicolor e posso dizer que me sinto em casa. A equipa é uma grande família, onde todos rumamos na mesma direção, é algo único e muito especial”, disse.

Sobre a temporada, considera que não será fácil repetir os feitos, depois de mais de 20 vitórias: “Vimos de uma época sem precedentes. Pessoalmente, a conquista da Volta a Portugal e do Grande Prémio JN marcaram muito a minha carreira como ciclista e sei que vai ser difícil igualar uma época como esta. Mas tenho a certeza que tanto eu como os meus companheiros vamos deixar tudo na estrada para defender mais uma vez a nossa camisola.”

A equipa em 2023

A Glassdrive-Q8-Anicolor tem assim a equipa fechada para a próxima temporada.

Contratações: Artem Nych, Duarte Domingues, Julian Madrigal e Sergio García.

Renovações: Fábio Costa (2023), Frederico Figueiredo (2024), Luís Mendonça (2024), Mauricio Moreira (2024), Rafael Reis (2024) e Pedro Silva (2023).

Saídas: Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), António Carvalho (ABTF Betão-Feirense), Hector Sáez e Javier Moreno.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Também vais querer ler…

‘Continuo a ser o mesmo Mauricio de toda a vida. Ganhar a Volta a Portugal não me mudou’

Fotografias: João Fonseca Photographer

Também vais gostar destes!