A sétima e última etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias ficou marcada por mais uma vitória da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho (quarta consecutiva), pela consagração final de Mauricio Moreira – novamente em Gaia – e de uma Glassdrive-Q8-Anicolor que fechou a temporada com mais uma conquista.

PUB
Orbea Genius Dealers

Foi uma época impressionante da equipa de Águeda, com mais de 20 triunfos que incluíram a Volta a Portugal, Troféu Joaquim Agostinho e agora o Grande Prémio Jornal de Notícias.

Para Mauricio Moreira, depois de um 2022 muito complicado, surgiu em grande quando foi preciso. Depois da Volta a Portugal, manteve a boa forma para a última grande corrida do calendário nacional.

“Vencer o GP Jornal de Notícias significa uma alegria muito grande porque depois de ter conseguido o triunfo na Volta a Portugal, sabia que ia sentir-me com mais confiança e segurança”, afirmou Mauricio Moreira.

“Nesta corrida acabei por demonstrar isso mesmo. Pessoalmente foi uma vitória muito feliz e uma forma de acabar a época da melhro maneira. A equipa também merecia mais este triunfo, pelo trabalho que fizemos todos os dias”, acrescentou.

O arranque fortíssimo da Glassdrive-Q8-Anicolor acabou por ser decisivo para assegurar a vitória na geral. Moreira terminou com 28 segundos sobre o companheiro de equipa António Carvalho e 56 sobre o vencedor de 2021, Joaquim Silva (Efapel Cycling).

PUB
Beeq

Carvalho ganhou ainda a classificação dos pontos e a Glassdrive-Q8-Anicolor foi a mais forte por equipas.

Henrique Casimiro (Efapel Cycling) triunfou na montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) nas metas volantes, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) na metas autarquias e André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) nos sprints.

O espanhol Francisco Peñuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) subiu duas vezes ao pódio: vencedor da juventude e também o melhor ciclista entre as formações amadoras.

Final de época de sonho para equipa algarvia

A Aviludo-Louletano-Loulé Concelho realizou uma temporada muito abaixo das expectativas. Chegou ao GP Jornal de Notícias sem vitórias, mas saiu com quatro.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

E consecutivas. Depois de duas de Tomás Contte e uma de Nahuel D’Aquila – dois argentinos – Contte conseguiu a sua terceira. É um final de sonho para a equipa algarvia, mesmo que a época tenha sido perto de ser um pesadelo.

A derradeira etapa partiu da Maia, com 133,7 quilómetros de percurso até Vila Nova de Gaia. Foi uma tirada muito atacada, até que 12 ciclistas conseguiram formar uma fuga.

Foram eles: Tiago Leal (Kelly-Simoldes-UDO), Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Rúben Simão (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar), Carlos Oyarzún e Jesus del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Francisco Rus e Carlos Gutierrez (Aluminios Cortizo), Alex Hoehn e Sergi Gari (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo), Daniel Jimenez e Isaac Canton (Supermercados Froiz).

O grupo chegou a ter mais de dois minutos de vantagem, mas a Glassdrive-Q8-Anicolor controlou o ritmo no pelotão e acabou por anular a diferença. O final foi ao sprint, com Contte a ser novamente o mais forte. O argentino bateu Rafael Silva (Efapel Cycling) e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor).

Classificações completas:

  • FirstCycling.com

Fotografias: Igor Martins/Global Imagens via Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais querer ler…

O longo percurso de Mauricio Moreira até à vitória na Volta a Portugal

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!