Foi preciso esperar uns instantes pois o sprint em Valongo foi renhido. Vistas as imagens foi a explosão de alegria na Aviludo-Louletano-Loulé Concelho. Terceira vitória consecutiva, agora por intermédio de Nahuel D’Aquila um feito ainda mais relevante tendo em conta que esta formação não havia conquistado qualquer triunfo em 2022 até este Grande Prémio Jornal de Notícias.

PUB
Orbea Genius Dealers

Os ciclistas argentinos da equipa algarvia estão a ser decisivos para salvar algo de uma temporada que estava a ser para esquecer até esta corrida. Tomás Contte havia ganho as duas anteriores e este sábado foi a vez de D’Aquila (24 anos).

Foi uma celebração emotiva, sendo esta a primeira vitória como profissional deste ciclista, que realçou – tal como havia feito Contte – como a época foi muito complicada para a equipa. “Estamos muito contentes”, afirmou no final após ter sido o mais forte ao sprint.

E foi por muito pouco, já que Gonçalo Leaça ficou perto de vencer. O ciclista da LA Alumínios-Credibom-Marcos Car já tinha estado a centímetros de um triunfo na sétima etapa da Volta a Portugal e agora, no GP Jornal de Notícias, repetiu um segundo lugar que, certamente, soube a pouco.

Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), que também se estreou a vencer com profissional nesta corrida, esteve perto de um segundo triunfo, fechando na terceira posição.

A sexta etapa

Foram 132,7 quilómetros com início e fim em Valongo. A fuga triunfou, com D’Aquila a ser o mais forte dos cinco homens que conseguiram ficar na frente do pelotão até final. Ángel Sánchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO) completaram o grupo, mas não lhes restou muita força para discutir o sprint.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Este quinteto foi o resistente de uma fuga de 13. Formou-se à passagem do quilómetro 30 e chegou a ter uma vantagem de três minutos.

Os outros elementos foram: Gaspar Gonçalves, Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense), Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Tiago Leal (Kelly-Simoldes-UDO, Nuno Meireles (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Rafael Lourenço (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), Daniel Mellado (Aluminios Cortizo), Carlos Collazos (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo) e Isaac Canton (Supermercados Froiz).

Até 15 quilómetros do final, a fuga foi ficando mais pequeno, mas o referido quinteto conseguiu aguentar perante a aproximação do pelotão, que cortou a meta 41 segundos depois do vencedor.

Na geral, tudo na mesma, quando fica a faltar uma etapa para o final do GP Jornal de Notícias. Mauricio Moreira – líder desde o primeiro dia – continua com 28 segundos de vantagem sobre o companheiro da Glassdrive-Q8-Anicolor e 56 sobre Joaquim Silva (Efapel Cycling).

António Carvalho lidera a classificação por pontos, Henrique Casimiro (Efapel Cycling) a da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) a das metas volantes, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) a das metas autarquias e André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) a dos sprints.

PUB
Giant TCR 2024

Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) é o primeiro entre os ciclistas das equipas amadoras, liderando ainda a geral da juventude. A Glassdrive-Q8-Anicolor mantém-se no topo da classificação coletiva.

A derradeira etapa, com 133,7 quilómetros, partirá este domingo da Maia (12 horas) e pouco depois das 15 ficar-se-á a conhecer o vencedor do Grande Prémio Jornal de Notícias, com Vila Nova de Gaia a receber novamente a festa do ciclismo, depois de ter sido o palco final da Volta a Portugal.

Classificações completas:

Fotografias: Igor Martins/Global Imagens via Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais querer ler…

Efapel Cycling já prepara época de 2023. Três renovações confirmadas

Também vais gostar destes!