A sétima etapa da Volta a Espanha 2023 terminou com a vitória ao sprint de Geoffrey Soupe (TotalEnergies), a quinta vitória do ciclista como profissional e a primeira numa grande volta. Lenny Martinez (Groupama-FDJ) mantém-se como o líder absoluto da prova espanhola.

PUB
Novidades Trek 2024

Os 201 kms da etapa entre Utiel e Oliva eram compostas por um traçado praticamente plano. O dia, esse, era para os sprinters. Contudo o vento que se fazia sentir durante o desenrolar da etapa fez “estremecer” o pelotão com medo de cortes, levando inclusiva ao aumento dos nervos e ao acontecimentos de algumas quedas na aproximação à meta.

José Herrada (Cofidis) e Ander Okamika (Burgos-BH) foram os dois ciclistas que marcaram a fuga do dia desde o início. A vantagem máxima não ultrapassou a barreira dos três minutos, pois, no pelotão, seguia a equipa de Kaden Grooves (Alpecin-Deceuninck) a controlar a corrida para o desfecho final ao sprint.

Geraint Thomas (Ineos-Grenadiers) sofre um queda ao km 60 da etapa. Apesar das dores aparentes e do sofrimento do britânico, o mesmo seguiu até ao fim.

No grupo dos fugitivos a sorte não estava nos seus dias, com Okamika a sofrer um furo o que rapidamente levou a dupla a perder grande parte da  vantagem, descendo para 1m35s para o pelotão. Apesar do infortúnio os dois ciclistas ainda se tentam manter distanciados, embora, alguns kms à frente Herrada é alcançado a 67 kms do fim, e Okamika a cerca de 20 kms adiante.

PUB
BH GravelX

A aproximação à meta faz-se a velocidades elevadas e com muito nervosismo à mistura. O vento forte fazia prever cortes e quedas, e como já começa a ser habitual nesta edição da Vuelta, o azar abateu-se sobre vários ciclistas. Mas antes, Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) ganhou dois segundos bónus ao “atacar” um sprint intermédio a 34 kms do fim, sprint esse ganho por Kaden Grooves.

O final fica marcado por várias quedas que começaram a 10 kms do fim e entre os envolvidos esteve o vencedor da etapa de ontem: Sepp Kuss (Jumbo-Visma) que foi ao chão na entrada dos últimos kms. Um pouco mais à frente dá-se outra queda no grupo, mas com nenhum ciclista com ambições à geral a estar envolvido.

Ao sprint, Geoffrey Soupe foi o mais rápido a cruzar a meta em Oliva. Atrás de si e em segundo lugar ficou Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA)  e Edward Theuns (Lidl-Trek) fechou o pódio.

 

PUB
Novidades Trek 2024

A classificação geral não sofre alterações, e como tal, Lenny Martinez mantém-se líder da Vuelta, seguido por Sepp Kuss, a 8 segundos, e Marc Soler (UAE Emirates) em terceiro, a 51 segundos.

Mais info:

Lê também:

Vuelta 2023 – etapa 6: Sepp Kuss leva a etapa e Martinez a liderança [com vídeos]

Imagens: La Vuelta // Twitter Mihai Simion

Também vais gostar destes!