Dia de transição tranquilo para Tadej Pogacar. O líder da UAE Emirates-XRG e detentor da camisola amarela da Volta a França evitou contratempos ou acidentes esta quarta-feira durante a 17ª etapa, que teve um final caótico, com quedas motivadas pelo piso escorregadio, e terminou com vitória de Jonathan Mila (Lidl-Trek).

PUB

Nos derradeiros quilómetros da tirada decorreram em estradas molhadas e uma queda coletiva foi inevitável. O campeão do mundo manteve-se em segurança e pode enfrentar as duas principais etapas alpinas na máxima força, começando com a de quinta-feira (18ª), com meta no famoso Col de la Loze (apesar de não se ascender pela vertente mais dura).

“O dia foi relativamente calmo, mas não fácil, pois foi rápido e houve um pouco de mau tempo no final. Estou feliz por a etapa ter terminado e por todos termos chegado em segurança”, resumiu o esloveno.

“O mau tempo chegou e os próximos dias não devem ser muito melhores. Normalmente, gosto destes dias, ainda que prefira o sol. O objetivo é manter a aamisola amarela, nada mais. Para amanhã [quinta-feira], podemos esperar que Visma tente juntar-se à fuga e suba todas as subidas a toda a velocidade.
Mais tarde, no Col de la Loze, farão de tudo para me distanciar. Estarei pronto para enfrentar o que vier. Conheço La Loze; é uma subida magnífica e das mais difíceis que já fiz. Talvez este lado seja um pouco menos infernal do que aquele que escalámos em 2023…”, declarou Tadej Pogacar.

Durante outra entrevista pós-prova, o líder deste Tour teve ainda a oportunidade de abordar a polémica dos últimos dias sobre acusações de arrogância em relação outros corredores e equipas, que decorrem de algumas das suas declarações, mas também do comportamento dos seus companheiros de equipa na tentativa de controlar a corrida, como Nils Politt na terça-feira, na aproximação ao Mont Ventoux.

“Acho que algumas pessoas deviam acalmar-se e manter a boca fechada”, respondeu o Pogacar secamente. “Pode parecer super arrogante dizer isto, mas a arrogância é uma coisa, tentar ganhar o Tour é outra. Não estamos a tentar ser arrogantes, estamos apenas a tentar tornar a corrida o mais fácil possível para ganharmos. Muitos corredores podem ver-nos como arrogantes, como ontem, quando tentámos acalmar as coisas quando queríamos, porque somos a equipa que precisa de controlar cada quilómetro desta corrida”, argumentou.

Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter – https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1948069595010482597/photo/4

PUB
Beeq E-Bikes

Também vais gostar destes!