A icónica ascensão ao Mont Ventoux voltou a decidir uma etapa memorável na Volta a França… No final de um dia duro e repleto de ataques, Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step) impôs-se sobre Ben Healy (EF Education-EasyPost) num duelo eletrizante nos últimos metros.

PUB
Equipamentos GSG

Esta é a primeira vitória francesa nesta edição da prova, e logo numa das montanhas mais lendárias da história do ciclismo. Mas antes houve uma fuga das boas, para aquecer antes da subida final!

A 16.ª etapa, com 177,8 km entre Montpellier e o Mont Ventoux, prometia espetáculo. Antes mesmo da subida final, formou-se uma mega fuga com 35 ciclistas, num início de etapa alucinante, com as duas horas iniciais a uma média de quase 50 km/hora.

Entre os nomes mais ativos estiveram Julian Alaphilippe, Thymen Arensman, Marc Soler, Victor Campenaerts, Santiago Buitrago, Ilan Van Wilder, Ben Healy e claro, o herói do dia, Valentin Paret-Peintre.

PUB
Garmin

A fuga foi perdendo elementos à medida que o Ventoux se tornava mais íngreme. Alaphilippe foi o primeiro a mexer, mas seria Enric Mas quem atacaria de forma mais eficaz, isolando-se a 13 km da meta.

Atrás, formava-se um grupo perseguidor liderado por Healy e Paret-Peintre, que acabariam por alcançar Mas a cerca de 4 km do topo.

Eis os derradeiros kms da etapa de hoje:

CARNAGE ON MONT VENTOUX 👊 | Men's Tour de France Stage 16 Final KM's | TNT Sports Cycling

No pelotão, a luta pela camisola amarela também se acentuava. A Visma-Lease a Bike endureceu o ritmo e Jonas Vingegaard foi lançando vários ataques. Tadej Pogacar, camisola amarela, com sangue-frio e consistência, respondeu a todos os movimentos, resistindo à ofensiva dinamarquesa.

PUB
Equipamentos GSG

Exemplo de como Vingegaard bem tentou a sua sorte, com mais força a partir do momento em que faltavam cerca de 7 km para o final, com Pogi a responder sempre de forma consistente. O esloveno ainda teve tempo de contra-atacar, no final e passar a meta à frente do dinamarquês:

WATCH the moment Jonas Vingegaard attacks Tadej Pogačar on Mont Ventoux 🔥 | Tour de France 2025

Nos últimos 3 km, a batalha entre Healy e Paret-Peintre intensificou-se. Trocaram ataques sucessivos, mas nenhum conseguiu fazer a diferença. A hesitação permitiu que Buitrago, Mas e Van Wilder se aproximassem, embora não tivessem força para contestar a vitória.

Healy lançou o sprint final, mas Paret-Peintre, mais fresco, ultrapassou-o nos derradeiros 100 metros, cruzando a meta isolado e com os braços no ar, emocionado por se tornar apenas o quinto francês a vencer no Mont Ventoux.

PUB
Garmin

Tadej Pogacar cruzou a meta 43 segundos depois, ligeiramente à frente de Jonas Vingegaard, ganhando alguns segundos na geral.

Na geral, pouco muda, apenas duas notas de interesse: Florian Lipowitz cimenta o 3º lugar, enquanto Ben Healy sobre um lugar. Eis as classificações após a tirada de hoje:

Results powered by FirstCycling.com

 

Mais info e classificações:


Crédito da imagem: Website Tour de France / A.S.O.

Também vais gostar destes!