A desistência de João Almeida é uma grande perda para a UAE Emirates, admitiu Tadej Pogacar, seu companheiro da UAE Emirates, lembrando que o ciclista português estava num grande momento de forma.

PUB
Beeq E-Bikes

“É uma grande perda para nós. Estava num grande momento de forma, é um colega muito combativo. Estava a ser o herói da equipa pela sua capacidade de aguentar. É uma pena que tenha sido forçado a desistir. Vou ganhar este Tour para o João!”, declarou o campeão em título da ‘Grande Boucle’, que procura a quarta vitória na geral da prova francesa.

Quarto classificado do Tour 2024, João Almeida abandonou a Volta a França este domingo no decurso da nona etapa, quando estavam decorridos 89 quilómetros dos 174,1 quilómetros entre Chinon e Châteauroux.

“Agora, temos menos um trepador, há que ter isso em conta. Teremos de modificar os nossos planos e enfrentá-lo com [apenas] sete [corredores]. Vamos trabalhar para que [a desistência de Almeida] não nos afete demasiado”, pontuou.

“Hoje, rolava-se rápido, até eu sofri na bicicleta. Não posso imaginar o que ele estava a passar”, acrescentou ‘Pogi’, no final da segunda etapa mais rápida da história do Tour, ganha pelo belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step), com uma média de 50,013 km/h e muito calor.

Na sexta-feira, o português de 26 anos ficou envolvido numa queda a pouco mais de seis quilómetros do final dos 197 entre Saint-Malo e o Muro da Bretanha, fraturando uma costela e ficando com escoriações profundas no corpo.

“Lutou muito nestes dias. Espero que se recupere rapidamente”, disse o esloveno, antes de elogiar novamente o seu colega português: “Era um luxo tê-lo bem colocado na geral”.

PUB
MMR Simun

Quando caiu, Almeida era sétimo da geral, depois de ter desempenhado um papel fundamental na 100.ª vitória de Pogacar, na quarta etapa da ‘Grande Boucle’ – foi mesmo eleito melhor ‘gregário’ da primeira semana da prova.

Crédito da imagem: LeTour ASO – https://x.com/LeTour/status/1944437456410960332/photo/1

Também vais gostar destes!