Foram precisas 114 etapas desde a última vitória italiana no Tour de France para que Jonathan Milan, da Lidl-Trek, finalmente colocasse fim ao longo jejum.

PUB
Specialized Epic 8

Numa chegada ao sprint em Laval, o campeão mundial de pista mostrou a sua potência e conquistou a sua primeira vitória numa etapa da Grande Boucle, relançando o orgulho italiano na maior corrida do mundo.

A etapa 8, com partida em Saint-Méen-le-Grand e chegada a Laval Espace Mayenne, prometia ser terreno fértil para os sprinters, apesar do calor intenso, acima dos 30°, e dos ventos contrários que marcaram o dia.

PUB
Shimano XTR Di2

Resumo em vídeo da etapa: 

GRUELLING FINISH TO THE LINE! 😮‍💨 | Men's Tour de France Stage 8 Final KM's | TNT Sports Cycling

Milan, que já havia sido o mais rápido em vários sprints intermédios nesta edição, voltou a mostrar a sua capacidade ao bater nomes como Tim Merlier, Biniam Girmay e Anthony Turgis na meta intermédia de Vitré.

A ação mais combativa do dia surgiu logo após esse sprint intermédio, com Mathieu Burgaudeau e Matteo Vercher (Total Energies) a formarem a fuga.

A dupla francesa teve direito ao prémio de combatividade, uma distinção rara partilhada por dois corredores, que só havia acontecido em três ocasiões anteriores na história da prova.

Na aproximação à meta, Burgaudeau resistiu o máximo que pôde, mas acabou por ser apanhado a 4 km do final. O pelotão lançou-se então numa chegada em ligeira subida, onde Milan mostrou a sua força com um sprint autoritário, batendo Wout Van Aert (Visma-Lease a Bike) e Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck). Uma vitória simbólica — e histórica — para o ciclismo italiano, que responde finalmente ao “chamado” 113 etapas depois de Nibali.

João Almeida, após a queda de ontem, teve uma etapa dolorosa, descolou do pelotão nos quilómetros finais e acabou por cortar a meta na 168.ª posição, a 6.42 minutos de Milan, descendo ao 37.º lugar da geral. 

Mais info e classificacoes:

PUB
Specialized Epic 8

Também vais gostar destes!