A prova checa pertencente à Taça das Nações de Sub-23, denominada de Corrida da Paz, terminou com uma vitória coletiva da seleção portuguesa e ainda com o 7º lugar à geral de Afonso Eulálio.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Esta corrida, com 166 kms de extensão, teve partida e chegada em Jeseník, num percurso ondulante e que não fez grandes diferenças na geral, com a vitória a ser discutida ao sprint.

A ousadia esteve do lado do atleta espanhol Emekoitz Azparren, que tentou fazer a diferença na parte mais difícil do percurso, isolando-se e a ser mesmo camisola amarela virtual. Contudo, o pelotão anulou a fuga de Azparren e a sua tentativa caiu por terra.

Ao sprint, Jack Rotkin-Gray foi o mais forte e conquistou assim a vitória, imediatamente seguido por Milan Kadlec e pelo Dario Belletta. Os portugueses Afonso Eulálio, Gonçalo Tavares, Alexandre Montez e Duarte Domingues terminaram no pelotão principal, enquanto Lucas Lopes gastou mais 19m15s. Nota para Daniel Lima, que não alinhou ao início da etapa por motivos gastrointestinais.

A Corrida da Paz foi ganha por Antoine Huby, com uma margem de quatro segundos para o 2º lugar de Simon Dalby, e com Davide de Cassan a fechar o pódio a 18 segundos. Afonso Eulálio conquistou a melhor posição de sempre de um português nesta corrida, sendo o 7º classificado, a 37 segundos.

PUB
TrekFest 2024

Gonçalo Tavares foi 11º, a 1m03s, Duarte Domingues terminou em 13º, a 1m11s, Alexandre Montez foi 17º, a 2m23s, e Lucas Lopes fechou a representação nacional, em 55º, a 24m30s.

Esta prova fechava oficialmente as contas do apuramento direto para a Volta a França do Futuro, e Portugal ascendeu ao 5º lugar do ranking da Taça das Nações, com 35 pontos, algo que assegura a presença no Tour Sub-23. França termina no 1º lugar do ranking, com 55 pontos.

Mais info:

Lê também:

Campeonato Europa XCM 2023: José Dias foi o melhor em dia de títulos para Portugal

PUB
Giant TCR 2024

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo // Facebook Afonso Eulálio // Course de La Pais U23

Também vais gostar destes!