O Campeonato Europa XCM, vertente de maratona do BTT XC, teve lugar este fim de semana em Laissac, em França, com vários atletas portugueses em representação da nossa seleção nacional. José Dias foi o melhor BTTista nacional em ação, num dia em que Portugal conquistou dois títulos e oito medalhas.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O percurso de Laissac consistia num traçado de 95 kms, isto para a prova masculina. A seleção nacional teve ali como melhor resultado a 17ª posição de José Dias, a 12m35s do vencedor, o belga Wout Alleman (seguido de Fabian Rabsteiner, a 2m1ss, e Simon Schneller, a 4m52s).

Destaque também para Guilherme Mota, a representar pela primeira vez no Campeonato da Europa de XCM a seleção das quinas, que terminou na 28ª posição, a 23m27s. E também para Gonçalo Amado, na 30ª, a 26m05s. 

O selecionador nacional Pedro Vigário comentou, no final: “a competição não correu como desejávamos. O Filipe Francisco não se sentiu bem e desistiu ainda antes do primeiro abastecimento. O Tiago Ferreira também não teve um bom dia e não terminou. Em contrapartida, o José Dias fez uma corrida em progressão, acabando bem, embora longe do pódio, algo que ambicionávamos. O Guilherme Mota e o Gonçalo Amado estiveram bem na primeira vez que representaram a Seleção num Campeonato da Europa”.

Na prova feminina, a atual campeã nacional Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) conseguiu um honroso 7º lugar, a 18m32 segundos da vencedora. A prova de 80 kms foi ganha por Aldelheid Morath, seguida de Estelle Morel, a 5m17s, e Irina Luetzelschwab, a 8m25s.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Nas categorias de veteranos, o desempenho foi melhor. Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) venceu na categoria de Master 35 e José Lourenço (SPAC) fechou o pódio da categoria. E David Vaz ficou em 3º no escalão em Master 40, também.

Restantes classificações:

  • Masters 50: António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) – 3º lugar
  • Masters 55: Vítor Graça (BTT Conceição de Faro/Algarve Bike Challenge) – 1º lugar; Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem) – 3º lugar
  • Masters 60: Rui Norte (Róódinhas/Master Vantagem) – 3º lugar
Nota ainda para Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), que em Master 40 sagra-se vice-campeã europeia na categoria feminina.

Mais info:

Lê também:

Taça Mundo XCO UCI Lenzerheide 2023: Nino Schurter faz história… [com vídeos]

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

PUB
Nova Trek Supercaliber

Também vais gostar destes!