A Shimano apresentou oficialmente a nova transmissão Shimano GRX Di2 sem fios, um conjunto que é uma verdadeira evolução para o universo do gravel, refira-se.

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Inspirado na tecnologia utilizada nas transmissões eletrónicas de estrada (Dura-Ace, Ultegra, 105) e BTT (XTR, Deore XT), este novo grupo oferece pela primeira vez na gama gravel da Shimano uma opção Di2 wireless na configuração 1×12.

A base do novo grupo é o desviador traseiro RD-RX827, com tecnologia Shimano Shadow ES, bateria integrada amovível e compatibilidade com cassetes de até 10-51 dentes. Há total integração no ecossistema Di2 da marca, permitindo emparelhamento com outros grupos Shimano de 12 velocidades — seja de estrada ou BTT.

A grande vantagem do GRX Di2 1×12 está na simplicidade de instalação, garante a Shimano. Sem ser preciso passar cabos internamente ou compatibilidades específicas de quadro, este grupo pode ser facilmente montado em qualquer bicicleta de gravel.

A ergonomia foi também revista ao nível dos comandos, das manetes com superfície antiderrapante e de várias possibilidades de personalização dos botões via sistema Di2.

A configuração padrão inclui:

  • Desviador traseiro RD-RX827 (SGS) otimizado para cassetes 10-51t
  • Manetes GRX RX825 Di2 com três botões Di2 programáveis
  • Pedaleiro FC-RX820 disponível com pratos de 40t ou 42t
  • Cassete e corrente XT de 12 velocidades
  • Manete de travão BL-RX825-L (sem comandos eletrónicos)

A bateria garante entre 700 a 1.000 km de autonomia, diz a Shimano, consoante as condições de uso e a frequência de troca de mudanças.

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Este conjunto GRX RX827 foi pensado para resistir às condições difíceis e variadas do gravel, refere a Shimano. O desviador traseiro apresenta um design de baixo perfil, placa protetora integrada e estrutura reforçada.

A Shimano destaca ainda a nova manete de travão BL-RX825-L, uma solução a considerar em montagens mais simples em configurações monoprato (1x). Com 188 gramas, é 19,5 gramas mais leve que a manete dual control.

Como é habitual no sistema Di2, os botões das manetes podem ser configurados: além da troca de mudanças, é possível controlar luzes, ciclocomputadores compatíveis ou acionar funções remotas no desviador.

Novas rodas Shimano RX180

A acompanhar o lançamento deste novo grupo Di2 para gravel, a Shimano lança as rodas RX180, um novo conjunto em alumínio tubeless-ready com aro interno de 25 mm, compatível com pneus de 32 a 50 mm. Uma das novidades é o cubo com cepo substituível, permitindo alternar entre cassetes Micro Spline e HG.

Os pesos são de 2.105 gramas (cepo HG) e 2.113 gramas (Micro Spline), com preços a anunciar para as rodas e para todos estes componentes.

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