Mathieu van der Poel chegou e ganhou. O neerlandês estreou-se este domingo na época de ciclocrosse com uma vitória na Taça do Mundo de Namur, quarta etapa da competição, num dos palcos mais duros e seletivos do calendário belga.

PUB
Beeq E-Bikes

Desta vez, porém, não houve passeio. O sete vezes campeão do mundo — recordista, a par de Eric De Vlaeminck — teve de suar para se impor e só resolveu a corrida na fase final da nona e última volta.

O jovem Thibau Nys, também ele cada vez mais à vontade entre a estrada e o ciclocrosse, foi um opositor à altura, até um pequeno erro lhe sair caro.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Num traçado tecnicamente exigente e repleto de desníveis, Van der Poel esperou pelo momento certo. Beneficiou de uma queda ligeira de Nys já na última volta, num setor técnico, e acelerou sem hesitar.

O belga, filho do lendário Sven Nys, ainda recuperou posições, mas já não conseguiu anular a diferença, terminando no segundo lugar. Michael Vanthourenhout completou o pódio.

O momento do ataque de MvdP:

Depois de semanas de expectativa, Van der Poel deu finalmente início à sua campanha de inverno, uma semana antes do regresso do grande rival Wout van Aert, agendado para o próximo domingo, em Antuérpia.

Em Namur, o neerlandês partiu apenas da terceira linha, 17.º na grelha, penalizado pela sua posição no ranking da UCI, mas isso pouco durou.

Entre o habitual caos das partidas no ciclocrosse, MVDP rapidamente começou a recuperar posições e chegou à frente ainda na primeira volta.

Uma queda na quarta passagem — rara nele — atrasou-o por momentos, mas o ciclista da Alpecin-Deceuninck reagiu de imediato e voltou ao grupo da frente sem grandes danos.

Quando Van der Poel alcançou Nys, o belga tentou endurecer a corrida com um ataque, ao qual o neerlandês respondeu sem dificuldades.

Na sétima volta, foi a vez de MVDP testar o rival, com resultado semelhante. Vanthourenhout seguia o duo, mas já com sinais de desgaste.

Tudo se decidiu, então, na última volta. A queda de Nys abriu a porta e Van der Poel não precisou de convite: acelerou, cavou a diferença e selou uma vitória tão segura quanto calculada.

Nys ainda salvou o segundo lugar, à frente de Vanthourenhout, enquanto Lars van der Haar fechou em quarto.

No próximo domingo, em Antuérpia, chega o primeiro de cinco duelos anunciados entre os dois extraterrestres do ciclocrosse: Mathieu van der Poel e Wout van Aert. A época, essa, acaba de ganhar outra dimensão.

a vez.


Crédito das imagens:
Website https://www.ucicyclocrossworldcup.com/ Alpecin-Deceuninck/X – Photopress

Também vais gostar destes!