A neerlandesa Fem van Empel é tricampeã do mundo de ciclocrosse ao impôr-se nos metros finais à compatriota Lucinda Brand, em Liévin, França, este sábado.  

PUB
Cube Stereo ONE

Numa fase final de corrida emocionante, disputada metro a metro pelas duas corredoras dos Países Baixos, a seleção dominadora da competição com os quatro primeiros lugares, parecia que Van Empel e Brand decidiriam o título no sprint final, na grande reta de asfalto.  

No entanto, Lucinda Brand, que perseguia Van Empel, cometeu um erro fatal na passagem técnica final, perdendo tempo numa lomba, e deixou o caminho livre à adversária, que triunfou com 18 segundos de vantagem.  

PUB
Nova Trek Top Fuel

Puck Pieterse ficou com a medalha de bronze, já a 1.09 minutos de Van Empel, e Inge van der Heijden completou o quarteto de luxo neerlendês, à frente da húngara Blanka Vas (5ª). 

Van Empel, Brand e Pieterse decidem…  

Desde as primeiras voltas que um trio se destacou, as três grandes favoritas: Fem van Empel, Puck Pieterse e Lucinda Brand. A diferença aumentou muito rapidamente com as perseguidoras, especialmente para Kata Blanka Vas, e percebeu-se desde logo que o título seria disputado por Empel, Brand e Pieterse.  

Na terceira volta, o trio da frente transformou-se em duo, quando Puck Pieterse começou a ter dificuldades e perdeu cerca de dez segundos para as líderes, que trocavam frequentemente de posições.   

Na 5ª e penúltima volta, Brand acelera e ganha uma vantagem de 4 a 5 segundos sobre Van Empel, mantendo-a à entrada da derradeira volta, quando Pieterse já rolava a 35 segundos.  

Todavia, a camisola arco-íris ainda não estava atribuída. Van Empel recusava entregá-la… E depois de uma intensa perseguição, consegue alcançar Brand, passando para a frente a meio da última volta. Até que Brand comete um erro – a que a fadiga não terá sido alheia… – a cerca de 300 metros do final, mesmo no final da derradeira seção de terra, e Van Empel ficou com o ouro na mão.  

“Foi uma vitória muito emocionante. Fiz as últimas voltas sempre a fundo, nem tenho noção do que aconteceu, foi com a força mental que consegui, e estou muitíssimo satisfeita. Lucinda [Brand] esteve muito forte, foi uma grande adversária, fico feliz por ela também estar no pódio”, declarou a tricampeã mundial. 

Classificações

Crédito da imagem: UCI_CX Twitter –  https://x.com/UCI_CX/status/1885709747975831828/photo/1 

Também vais gostar destes!