O downhill voltou a ser o momento mais explosivo dos Mundiais de BTT, que este ano decorrem no cantão de Valais, na Suíça. Com um traçado exigente, técnico e rápido, os melhores do mundo voltaram a medir forças com o cronómetro, e dois nomes saíram por cima: Vali Höll e Jackson Goldstone.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Na prova feminina, Myriam Nicole foi quem lançou o desafio com uma descida fortíssima, mais de sete segundos mais rápida do que a anterior melhor marca.

PUB
Titan Almeria 2025

Várias das favoritas tentaram bater o tempo de Nicole, mas sem sucesso. Tahnee Seagrave chegou a estar à frente nos primeiros setores, mas um furo relegou-a para o quinto lugar. Gracey Hemstreet, uma das revelações da temporada, também não conseguiu manter o ritmo e terminou em terceiro.

Só faltava Vali Höll. E a austríaca não vacilou: acelerou sem erros e, com uma performance irrepreensível, garantiu o seu quarto título mundial consecutivo na elite. Um feito que consolida o seu domínio na disciplina.

Estreia de ouro para Goldstone

Do lado masculino, o jovem canadiano Jackson Goldstone foi o grande destaque. Com apenas 21 anos e na sua primeira participação na categoria elite num Campeonato do Mundo, Goldstone superou todos os favoritos e conquistou o ouro com uma descida memorável.

Henri Kiefer (Alemanha) tinha estabelecido um tempo de referência muito competitivo (2:56.099), que resistiu à passagem de vários dos grandes nomes. Rónán Dunne, vencedor em Les Gets na semana anterior, ficou a apenas 0,047 segundos de bater o alemão.

Mas Goldstone mudou tudo. Com uma descida quase perfeita, tirou quase dois segundos a Kiefer e assumiu a liderança com autoridade. Nem o campeão em título, Loris Vergier, conseguiu contrariar o resultado, terminando apenas em quinto. Loïc Bruni, último a descer, caiu ao tentar forçar o ritmo e ficou fora da luta.


Mais info:


Crédito das imagens: Red Bull Content Pool / UCI / X UCI MTB

Também vais gostar destes!