A temporada World Tour prosseguiu na Austrália com a Cadel Evans Great Ocean Road Race, depois das emoções do regresso do Tour Down Under ao principal calendário. O mesmo aconteceu com a clássica que homenageia o vencedor da Volta a França em 2011.

PUB
Giant TCR 2024

Tanto a corrida masculina, como a feminina, tiveram surpresas como vencedores, com Marius Mayrhofer (DSM) e Loes Adegeest (FDJ-Suez) a baterem os favoritos.

Para ambos foi uma vitória especial, pois foi a primeira numa prova World Tour. Para Marius Mayrhofer foi mesmo a estreia a vencer como profissional, aos 22 anos.

Produto da equipa de desenvolvimento da DSM, o jovem sprinter alemão – ainda que com características que fazem dele um ciclista muito completo para outros terrenos – Mayrhofer subiu à equipa principal em 2022. Foi uma época de aprendizagem, nem sempre fácil, mas aqui está ele a começar 2023 em grande na Austrália.

“Significa tudo para mim. A última corrida que ganhei foi em juniores, por isso, conseguir finalmente a minha primeira vitória [como profissional] significa tudo para mim.”

“A equipa fez um grande trabalho durante todo o dia. Fizemos a difícil subida quatro vezes e em todas eu estava na frente graças a eles [companheiros de equipa]. Eles taparam as movimentações tão rapidamente, que eu pude ficar no pelotão e guardar energia para o final.”

“Sonhava com esta vitória há tanto tempo que nem acredito que aconteceu”, salientou Mayrhofer, que, este domingo, bateu ao sprint o francês Hugo Page (Intermarché-Circus-Wanty, equipa que continua a somar bons resultados, seja na Austrália ou em Espanha) e os homens da casa Simon Clarke (Israel-Premier Tech) e Michael Matthews (Jayco AlUla). A prova teve 174,3 quilómetros, com início e fim em Geelong.

PUB
Cube Stereo ONE

 

A prova feminina realizou-se no sábado e também foi decidida ao sprint, depois de 140,8 quilómetros. No entanto, houve um pequeno corte no pelotão, pelo que a luta foi entre a neerlandesa Loes Adegeest e a australiana Amanda Spratt (Trek-Segafredo).

Duas gerações de ciclistas, 26 e 35 anos, respetivamente, num frente-a-frente decidido por uma diferença curta. Mas Loes Adegeest é já um exemplo dos novos tempos do ciclismo, sendo a campeã do mundo de esports.

O calendário World Tour vai prosseguir com a Volta aos Emirados Árabes Unidos no próximo mês, sendo que depois virá para a Europa com as muito aguardadas clássicas.

PUB
Giant TCR 2024

Classificações completas (procyclingstats.com):

Também vais querer ler…

Peter Sagan anuncia final da carreira em estrada

Fotografias Marius Mayrhofer: Chris Auld Photography/Facebook Team DSM

Fotografia Loes Adegeest: Facebook Cadel Road Race

Também vais gostar destes!