O gravel não para de atrair novos praticantes, até as próprias marcas de bicicletas o admitem, e aqui no GoRide também aproveitamos esta “moda”. Ou será que já é mais do que uma simples “moda”? Seja como for, por estes dias recebemos o equipamento exclusivo Endura da série GV500 e quisemos perceber se este conjunto de jersey e calções também servem para BTT e estrada. Vamos lá!

PUB
Giant TCR 2024

A marca refere que há diferenças entre os equipamentos para gravel e os outros. Concordamos. Neste caso, percorremos muitos kms de gravel e estamos satisfeitos com o que este equipamento proporciona a nível de conforto e performance, por assim dizer.

Equipamento Endura GV500 Reiver – Jersey (119 euros)

Comecemos pelo jersey Endura GV500 Reiver, que custa 119 euros. Aqui destacamos dois aspetos: o sentido prático desta peça de vestuário, que tem nada menos que oito bolsos (dois deles com fechos), e que nos permite transportar uma infinidade de coisas. Algo prático em percursos longos ou viagens grandes, mas que em voltas curtas (quando não precisamos de levar tanta coisa connosco) não será assim tão útil.

Por outro lado, a qualidade dos acabamentos é relativamente elevada, com tecidos agradáveis ao toque (especialmente na parte da frente). A jersey é bastante confortável, mesmo quando está molhada e com suor. A ventilação é boa, com um tecido de secagem rápida nas axilas.

O ajuste ao corpo é um pouco diferente do habitual; é justo, sim, mas não tão apertado como uma jersey de competição, por exemplo. A velocidades mais elevadas “esvoaça” um pouco, mas nada que seja desconfortável. E o facto de ser um pouco mais folgada permitiu-nos pedalar muito confortavelmente em percursos mais longos.

Igualmente importante são as faixas reflectoras nas costas (para andar com pouca luz e ser visível) e o acabamento em silicone no interior da parte inferior, para que a jersey não suba quando estamos na bicicleta.

Por fim, seria importante destacar a estética geral deste peça de vestuário técnico para gravel. A jersey é discreta porque apresenta uma só cor (as duas opões de cor são mais bonitas quando vistas ao vivo do que em fotografias, sobretudo o verde azeitona), mas muito elegante e de acordo com as tendências do gravel atual.

PUB
Orbea Genius Dealers

A jersey Endura GV500 Reiver está disponível em seis tamanhos e em cinco cores diferentes. O preço é elevado, como é habitual em quase tudo no ciclismo, mas está em linha com a concorrência.

Equipamento Endura GV500 Reiver – Calções (159 euros)

Agora, os calções. Além de muitas voltas desde então, os GV500 Reiver foram nossos companheiros de pedaladas na prova de gravel Orbea Gravel Rioja Alavesa do ano passado, em Espanha, sobre a qual escrevemos na altura, revelando-se muito confortáveis num percurso bastante exigente.

O sistema de alças é bem construído, tal como os calções em geral, com um design que consideramos confortável. Por exemplo, a disposição posterior das alças (ambas saem diretamente dos calções em vez de uma única alça subdividida) permite distribuir a pressão, o que, a longo prazo, reduz eventual desconforto.

E5083 GV500 Reiver Bibshort
PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Os punhos das pernas são cortados a laser (com bandas de silicone no interior) e isto permite que não se tornem demasiado apertados. Além disso, o tecido é ligeiramente mais flexível do que o habitual, o que torna a utilização mais confortável.

O tecido é agradável ao tacto e revelou-se resistente, não sofrendo rasgões em zonas com ervas, ramos e arbustos, por exemplo. Isto é algo a ter em conta no gravel, uma vez que as camisolas específicas de estrada sofrem menos…

Nas costas, zona lombar, encontramos uma grande banda em silicone, ideal para que, em combinação com jerseys de várias marcas (ou casacos), haja uma boa aderência e a camisola não suba.

Um outro pormenor diferenciador é a localização dos dois bolsos laterais, um em cada perna: colocar e retirar objetos em movimento é fácil e não excessivamente desconfortável, embora os itens mais volumosos sejam um pouco incómodos de ter nos bolsos quando em movimento.

O smartphone, por exemplo, é claramente um objeto que não deve estar nestes bolsos lateriais dos calções. Mas ter ali à mão um gel ou uma barra é positivo. Há dois outros bolsos um pouco acima da cintura; não estão à vista (por ficarem sob a jersey), mas estão lá.

A carneira utilizada é a 600 série II da marca, com perfil variável. Na prática, protegeu-nos bastante bem, sendo confortável mesmo em percursos longos. A fechar, refira-se que estes calções estão disponíveis em duas cores e em cinco tamanhos.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Mais info:

Neste hands-on:

  • Texto e teste: José Escotto
  • Rider em ação: José Escotto
  • Fotos: Samuel Iglesias

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através do email geral[arroba]goride.pt.

Também vais gostar destes!