O fim-de-semana da Orbea Gravel Rioja Alavesa 2023 em Laguardia (Álava) já aconteceu há algumas semanas, mas continua na nossa memória os bons momentos passados neste evento em Espanha no qual tivemos a sorte de participar. Experiências muito boas!

PUB
Giant TCR 2024

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer à Orbea por nos disponibilizar a Orbea  Terra M20i LTD para participar na prova, sendo que a bicicleta se comportou muito bem.

O evento foi um sucesso e não somos só nós a partilhar desta opinião: tanto as impressões que recebemos de outros participantes quanto os comentários em vários meios de comunicação (tanto relacionados com o ciclismo como não) foram bastante positivos. Com toda certeza que vamos repetir no próximo ano!

Orbea-Gravel-Rioja-Alavesa-2023

Como mencionamos anteriormente, nesta prova de cariz não competitivo o nosso objetivo era desfrutar da corrida em si, trazer em primeira mão o que se sente ao participar, destacar a importância de estar num evento deste tipo e, acima de tudo, sublinhar a importância de encarar o percursos com calma para que a experiência seja a mais positiva possível.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Orbea-Gravel-Rioja-Alavesa-2023

Acreditamos que, como uma primeira experiência deste tipo, os 54 km e 1.000 metros de desnível positivo da distância curta na qual participámos foram mais do que suficientes… e ainda fizemos um ótimo tempo!

Orbea-Gravel-Rioja-Alavesa-2023

Entrando nos detalhes, é preciso reconhecer que a Orbea Eventos fez um excelente trabalho com esta Orbea Gravel Rioja Alavesa 2023: a organização foi perfeita, desde sos diferentes eventos (palestras da Shimano, degustações de vinho…) de 6ªfeira até à corrida no Sábado.

Tudo correu às mil maravilhas, e a sensação, do ponto de vista dos participantes, foi de que muito cuidado foi colocado para garantir que nada falhasse. Parabéns aos responsáveis!

PUB
Prototype

A corrida, as paisagens, as adegas e a Orbea Terra M20i LTD

Vamos concentrar-nos no que foi o epicentro de tudo isto, a corrida: o dia começou um pouco nublado (e fresco), com algumas gotas de chuva muito isoladas que nos fizeram temer o pior… Felizmente não se agravaram as condições meteorológicas.

A partida da prova longa de 102 km estava agendada para as 10 horas, com diferentes grupos devido à grande afluência de participantes, cerca de 700 no total. Pontuais como um relógio suíço, lá partiram eles; e minutos depois, nós, os participantes da prova curta, ocupámos a grelha de partida… Cerca de 300.

Orbea-Gravel-Rioja-Alavesa-2023

Encarámos a prova com calma, fomos para aproveitar, e, nesse sentido, tudo foi um passeio. Pelo menos na nossa categoria não havia pressa para chegar em primeiro lugar ou para pedalar “como se não houvesse amanhã”… No entanto, como é habitual, nos primeiros momentos da prova o ritmo foi elevado para cada um encontrar o seu lugar, evitando aglomerações.

Orbea-Gravel-Rioja-Alavesa-2023

Um aspecto muito particular foi o percurso; e falamos do ambiente, que se mostrou espetacular por termos termos pedalado quase o tempo todo pelo meio de vinhas com as folhas a mudar do verde para os tons avermelhados…

PUB
Cube Stereo ONE

As aldeias que atravessámos são encantadoras, assim como as pessoas que saíam ao nosso encontro para nos cumprimentar e encorajar… Fantástico! Vale a pena destacar que atravessámos duas adegas, uma delas pelo pátio e a outra (reservada para a distância longa) para fazer um abastecimento no posto que estava lá montado.

Na chegada fomos mimados com boa comida e muitas bebidas: vinho local (como não poderia deixar de ser), cerveja e refrigerantes.

Por fim, não podemos deixar de falar da nossa companheira de aventuras: a Orbea Terra M20i LTD que a marca nos cedeu e que se portou maravilhosamente, não apenas na prova, que não foi assim tão “leve”, mas também nos treinos prévios que realizámos com ela.

A bicicleta combina perfeitamente o perfil reativo necessário para uma gravel moderna com o conforto de um modelo feito para percorrer muitos kms…

Orbea-Gravel-Rioja-Alavesa-2023

A posição de condução está bem conseguida, bastante “atacante”, mas sem desconforto. Mencione-se a transmissão GRX Di2, com desempenho impecável, passagem de mudanças precisa em qualquer circunstância. Mas a questão de ser de duplo prato não nos convence totalmente…

Orbea-Gravel-Rioja-Alavesa-2023

Em tracks rápidos e com pouco desnível, as relações longas que podemos obter podem ser grandes aliadas; mas, em percursos como os que encontrámos no Orbea Gravel Rioja Alavesa 2023, com subidas e descidas constantes e grande desnível, as coisas complicam-se quando estamos na “coroa” grande e temos de mudar rapidamente para as engrenagens menores do prato pequeno.

Muitas vezes temos de entrar em subidas mais íngremes ainda com o prato grande e fazer uso extra da força de pernas…

Preferimos o sistema monoprato para o gravel, confessamos. É verdade que por vezes sentimos falta de uma maior amplitude de relações, mas a facilidade de utilização do sistema de coroa única pode superar a gama de relações…

Orbea-Gravel-Rioja-Alavesa-2023

Mais info:


Imagens: Archivo GoRide // Orbea Gravel Rioja Alavesa // QuieroMisFotos.com

Também vais gostar destes!