Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ Há 5 dias
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Partilha!Tweet Uma prova de gravel em terras espanholas, muito rápida e divertida, ainda para mais aos comandos da Terra M20i LTD da Orbea. O fim-de-semana da Orbea Gravel Rioja Alavesa 2023 em Laguardia (Álava) já aconteceu há algumas semanas, mas continua na nossa memória os bons momentos passados neste evento em Espanha no qual tivemos a sorte de participar. Experiências muito boas!PUB Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer à Orbea por nos disponibilizar a Orbea Terra M20i LTD para participar na prova, sendo que a bicicleta se comportou muito bem. O evento foi um sucesso e não somos só nós a partilhar desta opinião: tanto as impressões que recebemos de outros participantes quanto os comentários em vários meios de comunicação (tanto relacionados com o ciclismo como não) foram bastante positivos. Com toda certeza que vamos repetir no próximo ano! Como mencionamos anteriormente, nesta prova de cariz não competitivo o nosso objetivo era desfrutar da corrida em si, trazer em primeira mão o que se sente ao participar, destacar a importância de estar num evento deste tipo e, acima de tudo, sublinhar a importância de encarar o percursos com calma para que a experiência seja a mais positiva possível. PUB Acreditamos que, como uma primeira experiência deste tipo, os 54 km e 1.000 metros de desnível positivo da distância curta na qual participámos foram mais do que suficientes… e ainda fizemos um ótimo tempo! Entrando nos detalhes, é preciso reconhecer que a Orbea Eventos fez um excelente trabalho com esta Orbea Gravel Rioja Alavesa 2023: a organização foi perfeita, desde sos diferentes eventos (palestras da Shimano, degustações de vinho…) de 6ªfeira até à corrida no Sábado. Tudo correu às mil maravilhas, e a sensação, do ponto de vista dos participantes, foi de que muito cuidado foi colocado para garantir que nada falhasse. Parabéns aos responsáveis!PUB A corrida, as paisagens, as adegas e a Orbea Terra M20i LTD Vamos concentrar-nos no que foi o epicentro de tudo isto, a corrida: o dia começou um pouco nublado (e fresco), com algumas gotas de chuva muito isoladas que nos fizeram temer o pior… Felizmente não se agravaram as condições meteorológicas. A partida da prova longa de 102 km estava agendada para as 10 horas, com diferentes grupos devido à grande afluência de participantes, cerca de 700 no total. Pontuais como um relógio suíço, lá partiram eles; e minutos depois, nós, os participantes da prova curta, ocupámos a grelha de partida… Cerca de 300. Encarámos a prova com calma, fomos para aproveitar, e, nesse sentido, tudo foi um passeio. Pelo menos na nossa categoria não havia pressa para chegar em primeiro lugar ou para pedalar “como se não houvesse amanhã”… No entanto, como é habitual, nos primeiros momentos da prova o ritmo foi elevado para cada um encontrar o seu lugar, evitando aglomerações. Um aspecto muito particular foi o percurso; e falamos do ambiente, que se mostrou espetacular por termos termos pedalado quase o tempo todo pelo meio de vinhas com as folhas a mudar do verde para os tons avermelhados…PUB As aldeias que atravessámos são encantadoras, assim como as pessoas que saíam ao nosso encontro para nos cumprimentar e encorajar… Fantástico! Vale a pena destacar que atravessámos duas adegas, uma delas pelo pátio e a outra (reservada para a distância longa) para fazer um abastecimento no posto que estava lá montado. Na chegada fomos mimados com boa comida e muitas bebidas: vinho local (como não poderia deixar de ser), cerveja e refrigerantes. Por fim, não podemos deixar de falar da nossa companheira de aventuras: a Orbea Terra M20i LTD que a marca nos cedeu e que se portou maravilhosamente, não apenas na prova, que não foi assim tão “leve”, mas também nos treinos prévios que realizámos com ela. A bicicleta combina perfeitamente o perfil reativo necessário para uma gravel moderna com o conforto de um modelo feito para percorrer muitos kms… A posição de condução está bem conseguida, bastante “atacante”, mas sem desconforto. Mencione-se a transmissão GRX Di2, com desempenho impecável, passagem de mudanças precisa em qualquer circunstância. Mas a questão de ser de duplo prato não nos convence totalmente… Em tracks rápidos e com pouco desnível, as relações longas que podemos obter podem ser grandes aliadas; mas, em percursos como os que encontrámos no Orbea Gravel Rioja Alavesa 2023, com subidas e descidas constantes e grande desnível, as coisas complicam-se quando estamos na “coroa” grande e temos de mudar rapidamente para as engrenagens menores do prato pequeno. Muitas vezes temos de entrar em subidas mais íngremes ainda com o prato grande e fazer uso extra da força de pernas… Preferimos o sistema monoprato para o gravel, confessamos. É verdade que por vezes sentimos falta de uma maior amplitude de relações, mas a facilidade de utilização do sistema de coroa única pode superar a gama de relações… Mais info: www.instagram.com/orbeagravelriojaalavesa Imagens: Archivo GoRide // Orbea Gravel Rioja Alavesa // QuieroMisFotos.com
BTT Taça Mundo XCO 2024 – 2ª etapa em Araxá: Simon Andreassen surpreende e Haley Batten faz ‘dobradinha’ [com vídeos] Koretzky vence XCC e tem azar na última volta do XCO... Portuguesa Raquel Queirós nas posições 45 e 31 em XCO e XCC, ... Por GoRideHá 5 dias
Destaque Estivemos no Giant Road Camp 2024 (e com a nova Giant TCR!) [com vídeos] Dois dias na ilha de Maiorca (com muito vento!) foram a 'aventura' ideal para experimentarmos a nova Giant TCR. Mas houve mais 'ação'! Por Rafael PrazeresHá 7 dias
Bikes Nova Specialized Creo 2 E5 Comp Alloy com sistema Future Shock 3.0 Estrada ou gravel? Ambos! Uma elétrica com motor Turbo SL 1.2, quadro em alumínio e aquele pequeno amortecedor de 20 mm na direção ... Por GoRideHá 7 dias
BTT Taça Mundo XCO 2024 – 1ª etapa Mairiporã: triunfos para Blevins e Rissveds [com videos] Samuel Gaze e Evie Richards vencem em XCC. Portuguesa Raquel Queirós nas posições 39 e 31 em XCO e XCC, respetivamente. Por GoRide15 de Abril, 2024
Destaque Sea Otter Europe 2024: 5 provas com inscrições abertas e 5 razões para visitar o festival Maior do que nunca, este evento de ciclismo e bicicletas de Girona é o mais gostaríamos de ver a acontecer no nosso país... Por GoRide13 de Abril, 2024
Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ Há 5 dias
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023