Não houve tempo para lamentar o azar do dia anterior. Gonçalo Bandeira reagiu da melhor forma ao furo que lhe retirou a oportunidade de uma boa classificação – e quem sabe a vitória – na primeira das duas rondas da Taça do Mundo de downhill, que se está a disputar na Lousã. Tal como aconteceu na quinta-feira, o atleta da Miranda Factory Team foi o mais rápido na qualificação, na categoria de juniores.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

Bandeira cumpriu a descida em 4:03.732 minutos, deixando o campeão mundial júnior a 1.691 segundos. Oisin O’Callaghan (The YT Mob) foi então segundo, com o americano Dante Silva a ser o terceiro mais rápido, mas já a 2,348 segundos do atleta português. Nuno Reis, também da Miranda Factory Team, continua na luta por um bom lugar na geral da Taça do Mundo, sendo o sétimo no apuramento, a 6,958 de Bandeira.

Em elite, o vencedor da primeira etapa na Lousã, o sul-africano Greg Minnaar (Santa Cruz Syndicate) foi novamente um dos melhores, sendo apenas batido pelo francês Loic Bruni. O atleta da Specialized Gravity cumpriu o percurso em 3:56, 913 minutos, com Minnaar a ficar apenas a 457 milésimos de segundo do rival. O terceiro foi o britânico Matt Walker (Madison Saracen Factory Team), a 1,655 segundos.

Boas notícias para os portugueses. Emanuel Pombo repete a presença na final ao ser 47º, a 11,898 de Bruni, mas desta feita será acompanhado por Tiago Ladeira, que nesta qualificação conseguiu o último lugar disponível para a final deste domingo, fazendo mais 17,680 segundos. Ambos representam igualmente a Miranda Factory Team.

Entre as senhoras, a britânica Tahnee Seagrave (Canyon Collective FMD) descendo em 4:31’.041. A francesa Marine Caribou (Scott Downhill Factory) fez o segundo tempo, a 3.981 segundos. A australiana Tacey Hannah (Polygon UR) foi a terceira, a 4.545.

No escalão de juniores, a francesa Lauryne Chappaz (Dorval AM Pro Race Team) foi a mais veloz com 4:51.304 minutos, seguindo-se a compatriota Leona Pierrini, a 4.487 segundos, e a belga Siel van der Velden, a 15.958.

As finais deste domingo e que vão decidir os vencedores da Taça do Mundo de downhill, começam às 9h45, com os juniores masculinos, seguindo-se, às 10h30, a final de juniores femininas. Às 12h30 parte a primeira corredora de elite. A prova para a elite masculina arranca às 13h30.

Recorde-se que devido à atual situação epidemiológica, assistir à distância é o que está a ser aconselhado, pelo que podes ver toda a ação e espetáculo do downhill na Lousã através da RedBull Tv, ou seja, clica aqui.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.