Este domingo realiza-se a sexta edição da Clássica da Arrábida. Uma corrida internacional – 1.2 da UCI – que contará com a presença de duas ProTeam espanholas: a Caja Rural-Seguros RGA e a Kern Pharma.

PUB
Prototype

A primeira já sabe o que é vencer esta corrida. Jonathan Lastra ganhou em 2019 – está atualmente na Cofidis – e Orluis Aular foi o mais forte no ano passado e deverá repetir a presença esta temporada. Recorde-se que logo na prova seguinte, a Volta ao Alentejo, o venezuelano também a conquistou.

O percurso terá 182 quilómetros, sendo que desta feita o início será em Palmela (Largo de S. João, às 12h00) e a meta estará no Castelo de Sesimbra, com chegada prevista para cerca das 16h30. Haverá passagem por Setúbal, pois, como tem sido tradição, a prova vai intercalando entre estes três municípios da região.

O pelotão terá de enfrentar as subidas da Arrábida (quilómetros 28), do Alto de São Paulo (111,5) e da Assenta (170,8). Como não poderia faltar, pois afinal é um dos pormenores que populariza esta prova, os ciclistas vão passar por dois setores de terra batida, entre os quilómetros 99,7 e 100,3 e 155 e 156,6.

Além das referidas ProTeam, do estrangeiro vêm ainda a colombiana Electro Hiper Europa, a angolana BAI Sicasal Petro de Luanda, a alemã Bike Aid e a britânica Trinity Racing. Todas pertencem ao escalão Continental (terceiro).

PUB
TrekFest 2024

Do mesmo nível são as nove formações portuguesas: ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.

A estas vão juntar-se as três melhores de clube no ranking: Fonte Nova/Felgueiras, Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol e JV Perfis/Windmob.

Também vais querer ler…

Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Fotografia principal e imagens no texto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!