Alexis Guérin entrou na história como o primeiro francês a vencer o Troféu Joaquim Agostinho. Isto porque o ciclista da Anicolor / Tien21 conquistou este domingo a vitória no 48.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho..

PUB
Beeq E-Bikes

Numa última etapa marcada por grande tensão e ataques sucessivos, foi Afonso Silva (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) quem brilhou ao sprintar para a vitória na chegada a Torres Vedras, após uma fuga lançada nos derradeiros kms.

Com o pelotão a manter-se atento aos movimentos dos principais candidatos, a subida à Serra da Vila, já dentro do circuito final, foi o ponto-chave onde Sebastian Berwick (Caja Rural – Seguros RGA) tentou destronar Guérin.

No entanto, a formação da Anicolor defendeu a liderança com firmeza e permitiu ao francês selar o triunfo final com 20 segundos de vantagem sobre Berwick e 21 sobre Jesus David Peña Jiménez (Tavira / Farense).

A corrida terminou com apenas 93 ciclistas em prova, após uma etapa exigente com partida na Lourinhã e passagem por locais icónicos como a Serra de Montejunto, Vimeiro e Ramalhal.

A fuga do dia chegou a ter mais de três minutos de vantagem, com nomes como Rúben Fernández, Jakub Otruba ou João Matias a animar a frente. A seleção natural aconteceu nas ascensões finais, com Otruba a destacar-se nas contagens de montanha antes de ser absorvido pelo grupo principal.

PUB
Nova Trek Top Fuel

No momento decisivo, Afonso Silva atacou na aproximação à última subida e, apesar de ser quase alcançado na reta da meta, resistiu com um sprint poderoso, conquistando uma vitória emotiva: “Mesmo depois de uma etapa duríssima, ainda senti força e experimentei atacar. Acabei por fazer um contra-relógio até à meta”.

Nas classificações secundárias, Sergi Darder Gari (Caja Rural) venceu por pontos, Rúben Fernández (Anicolor) impôs-se na montanha, Miguel Salgueiro (Tavira / Farense) foi o melhor nas metas volantes, Lucas Lopes (Rádio Popular / Boavista) destacou-se entre os jovens e Tiago Antunes (Efapel) foi o melhor português.

Coletivamente, o triunfo coube à forte equipa Anicolor / Tien21, confirmando o domínio da formação portuguesa nesta edição.

Mais info e classificações:


Crédito da imagem: UDO / João Calado

PUB
Equipamentos GSG

Também vais gostar destes!