Se acompanhaste os campeonatos do mundo de XCC e XCO com certeza não te escapou que Pauline Ferrand-Prévot venceu em ambas as categorias, e que Tom Pidcock venceu o XCO e terminou no terceiro lugar do XCC. A novidade é que estavam ao comando de uma novíssima bicicleta da marca italiana: a Pinarello Dogma XC Hard Tail.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Mas primeiro fazemos aqui um pequeno reparo, pois na verdade Pidcock só usou esta nova hardtail na categoria de XCC, prova em que ibteve a medalha de bronze. Na categoria de XCO optou pela suspensão total, a Dogma XC. No entanto, a super estrela francesa Ferrant-Prevot usou a hardtail em ambas as disciplinas, e no Cross County Olímpico ganhou por uma margem generosa…

Os dois atletas da Ineos têm participado ativamente no desenvolvimento daquelas que são as bicicletas que marcam o regresso da marca italiana ao BTT. E esta nova Dogma XC Hard Tail é “uma full-carbon que oferece leveza, rigidez e reatividade, derivado do seu triângulo traseiro, que será adequado a circuitos mais rápidos”, explica a Pinarello.

O “Triângulo”

Um dos destaques visuais desta nova “máquina” é a zona acima do eixo pedaleiro, que sobressai com uma abertura em forma de triângulo. Com inspiração nos conceitos que moldaram o modelo de XC suspensão total, nesta nova bicicleta o fabricante quis aumentar e dar mais relevo à rigidez da parte traseira da bicicleta.

Este objetivo foi alcançado em grande parte pela forma triangular, como comenta a Pinarello em comunicado, que permite que a “entrega de potência produzida pelo ciclista seja feita da melhor forma enquanto ele pedala”.

PUB
Prototype

Assimetria

A marca é agora detentora de uma patente específica e inovadora no design. As assimetrias não são, de todo, novidade no mundo das bicicletas, mas a Pinarello fez diferente…

Este novo design, no qual as escoras superiores são (evidentemente) assimétricas, permitem que a distribuição de forças seja mais eficaz, refere a marca, contribuindo para o equilibrar de forças em resposta às forças exercidas no ato de pedalar. “O resultado é mais equilíbrio, melhor transferência de energia, mais velocidade e tração”, explicam.

PUB
Specialized Levo

Cockpit

Como tem vindo a ser “regra” no mundo do BTT de alta gama, o cockpit é de desenho completamente integrado: “menos peso e mais precisão de condução quando comparado com um sistema de avanço e guiador”, revela a Pinarello.

A passagem dos cabos é totalmente interna, e a marca possui um sistema especifico de rolamentos de direção que limitam a rotação do guiador a 60º. Assim reduz-se o risco de haver rotação a mais e consequentemente danos no quadro.

A mais recente campeã do mundo nas disciplinas de XCC e XCO, Pauline Ferrand-Prévot, reagiu a esta nova bicicleta Pinarello XC Hard Tail: “Esta nova Dogma XC Hard Tail é rígida, rápida, leve e muito reativa. É muito boa de se conduzir. Tenho ‘voado’ com esta bicicleta, especialmente nas subidas. Fiz questão de pedir uma versão rígida da bicicleta de XC, porque me estou a preparar para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, e estou agradecida pela rapidez de desenvolvimento que a Pinarello atingiu”, disse Pauline.

“A partir do momento em que a Pauline assinou pela Ineos-Grenadiers, ela motivou-nos a desenvolver uma bicicleta de XC hardtail. Não estava nos nossos planos originais, mas aceitámos o desafio, e em tempo recorde desenhamos um quadro à altura do que foi pedido. Com este, e o modelo de full-suspension da Dogma XC, tanto a Pauline como o Tom Pidcock têm opções que os deixam competir ao mais alto nível do desporto e em qualquer tipo de terreno”, comentou Fausto Pinarello.

Especificações da Pinarello Dogma XC Hard Tail 

O quadro assimétrico é feito de carbono Toray e aceita espigões de selim com 30,9 mm de diâmetro. É compatível com espigão telescópicos (com cabos internos) e também com todas as suspensões de 100 mm do mercado.

PUB
Specialized Levo

Somente aceita um prato no pedaleiro, até 40t, discos flat-mount de 160 mm (mas compatível com 180 mm), e pneus que podem ir no máximo até aos 2,3″, em roda 29″.

Seguindo os grandes resultados nos campeonatos do mundo em Glasgow 2023, Fausto Pinarello revela em comunicado: “assistir ao Tom e à Pauline tornarem-se campeões do mundo foi realmente uma alegria, estamos orgulhosos por termos desenvolvido a hardtail e a full-suspension que os permite serem exímios nas suas provas”.

“Desde o início que acreditei no sucesso deste projeto, mas o desenvolvimento não acaba aqui, vamos continuar a testar durante o ano de 2023 com ambos os corredores, antes da comercialização destas novas Dogma XC, que temos previsto para março do próximo ano…” acrescentou Fausto Pinarello.

Mais info:

Lê também:

Nova Pinarello Dogma XC de Pidcock e Ferrand-Prévot oficialmente revelada

Imagens: Pinarello // Twitter Ineos-Grenadiers

Também vais gostar destes!