Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) escreveu hoje uma página memorável na história da sua carreira e da sua equipa ao vencer, em fuga de mais de 150 km com sucesso, a 11.ª etapa da Volta a França 2025!

PUB
Mondraker Arid Alloy

Com partida e chegada a Toulouse, e com 156,8 km (1.750 D+), a etapa prometia até menos emoção. Abrahamsen foi o primeiro a atacar, logo no km 0, praticamente, e conseguiu mesmo resistir até ao fim com a companhia de Mauro Schmid (Jayco AlUla), que foi batido ao sprint pelo norueguês.

No momento do sprint final há um espetador que invade a zona de chegada e é placado por um elemento da organização:

No pelotão, nos km finais, os homens da geral entre-olhavam-se. E também aí houve emoção, pois o ataque veio de… Jonas Vingegaard (Visma Lease a Bike). Sim, é verdade! Faltavam cerca de 6 km para o final da etapa.

Remco e Pogacar (e um pequeno grupo) seguem na roda, não dá em nada. Deu foi em queda para o campeão do mundo… Tadej Pogacar (UAE Emirates), na cabeça do pelotão, talvez distraído durante uma rápida mudanda de direção do grupo, não nota um homem da Uno-X Mobility a “atalhar” à sua frente.

Há um toque de roda e o esloveno da UAE Emirates cai em direção à berma, no asfalto. Teve sorte, quase não sofre ferimentos, consegue voltar a colocar a corrente (com ajuda de um elemento de moto do apoio neutro Shimano) e arranca de novo.

E aí houve aquilo a que podemos chamar de fairplay no Tour de France, pois o pelotão esperou por Pogacar… Ciclistas da Visma Lease a Bike incluídos.

Antes disso, enquanto se dava a fuga de Abrahamsen e Schmid na frente, e ao faltarem cerca de 70 km para o final, “salta” do pelotão um grupo motivado por Mathieu Van der Poel, Wout van Aert, Quinn Simmons e Ben Healy. Andava-se rápido: média de 51,7 km/hora na primeira hora de corrida.

Podia não ter dado em nada, mas a verdade é que o tempo para os fugitivos foi diminuindo e é aí que a “máquina” Mathieu van der Poel (MvdP) pensa que pode ganhar a etapa.

MAYHEM FINISH! 😮 | Men's Tour de France Stage 11 Final KM's | TNT Sports Cycling

Arrancou, Wout van Aert não aguenta o ritmo, alguns perseguidores entre grupos são facilmente alcançados, e MvdP vai atrás de repetir o feito alcançado na mais recente Amstel Gold Race, “indo buscar” a frente da corrida rente ao final.

Mas Schmid e Abrahmsen cooperam e defendeu muito bem uma vantagem que foi rondando os sete segundos nos últimos 4 kms. Foi essa a diferença dos dois para com o neerlandês da Alpecin. Muita emoção, com a Volta a França na antecâmara das principais etapas de montanha…

Está assim a classificação geral, Ben Healy continua de amarelo amanhã:

Mais info e classificações:


Crédito da imagem: Website Tour de France / A.S.O.

Também vais gostar destes!