A Shimano associa-se a Camille Balanche com edição exclusiva dos sapatos GE900 [com vídeo] Há 12 horas
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Partilha!Tweet Duas combinações de diâmetros de rodas que satisfazem as necessidades de diferentes riders. Mas qual a melhor escolha? E qual se adequa mais ao teu perfil? Dependendo da vertente do BTT que praticamos, acaba por ser normal termos dúvidas na seleção do tamanho de rodas a escolher. E isto deve em grande parte às alterações que têm acontecido, apesar de ser a roda 29” que venceu claramente esta “batalha”. Então por que razões vemos a combinação Mullet a ter sucesso?PUB Antes de mais, a combinação Mullet é a utilização de roda de 29” à frente e roda 27,5” atrás, algo que é aplicado em bicicletas de enduro, trail e e-BTTs. Neste segmento, nas elétricas para BTT, a roda 27,5” não “pegou”. Mas há vantagens claras em manter uma roda desta dimensão no eixo traseiro enquanto se usa uma de 29” na dianteira. Apesar de termos abordado o assunto na recente análise à nova Canyon Spectral (mesmo não sendo uma e-BTT), é esta a questão que queremos esclarecer neste artigo: quais as vantagens das Mullet e porque será esta combinação benéfica ao que fazes com a bicicleta… Vantagens da combinação Mullet Todos estes pontos surgem em função da nossa experiência, pelo que não queremos de forma alguma parecer demasiado “categóricos” ou apresentar estes benefícios como verdades absolutas. Tudo acaba por ser subjetivo, como sabemos: 1. Roda 29” à frente Comecemos pelo que é mais normal: a roda 29” à frente. As vantagens conhecidas deste diâmetro de roda são sempre uma vantagem das mais fortes: melhor controlo da direção, mais facilidade em transpor obstáculos, menos derrapagem no sector frontal e mais estabilidade em geral.PUB 2. Triângulo traseiro mais ágil Introduzir um diâmetro menor na roda traseira faz com que os engenheiros e designers das marcas possam criar triângulos traseiros mais compactos, que trazem assim mais reatividade e aceleração quando pedalamos. Por outro lado, isto também faz com que as bicicletas sejam mais curtas. 3. ‘Alívio’ do amortecedor…PUB A combinação Mullet está a mostrar-se uma boa solução em bicicletas de enduro. Em comparação com um modelo com roda 27,5” à frente e atrás, ter uma roda 29” no eixo dianteiro é sinónimo de poder montar um pneu maior, mais largo, com uma câmara de ar maior no interior, gerando mais tração. Isto faz também com que haja mais amortecimento à frente e atrás, o que alivia o trabalho do amortecimento traseiro, já que os próprios pneus filtram muitas das irregularidades do terreno. 4. Mais tração Seguindo o ponto anterior, uma roda com estas características à frente traz mais tração nas subidas com superfícies com menos aderência. O trabalho das rodas e dos pneus combina com as capacidades dos motores elétricos e fazem com que tudo se torne mais fácil nos trilhos, especialmente a subir e a transpor obstáculos. Em suma… A combinação Mullet parece-nos a ideal para um uso de enduro e all mountain, já que a roda traseira mais pequena, com um pneu largo e com uma câmara de ar maior, traz algumas vantagens nestas vertentes: mais tração, mais segurança, mais estabilidade, mais confiança. Por outro lado, no capítulo da performance “pulmonar” já não existem assim tantos benefícios, uma vez que vão ser as tuas pernas a puxar por esse pneu mais pesado e volumoso. E recordemos que depois acabamos por ter um pneu igual à frente, muitas vezes…PUB Numa e-BTT, este tipo de pneus ajuda a extrair melhor o potencial da bicicleta. Mais quantos mais forte tiver de ser o pedalar, mais desvantajoso se torna um pneu mais largo, pois somos obrigados a puxar mais pelo motor, oque faz com que a autonomia seja reduzida. Isto em comperação com uma bicicleta com roda 29” nos dois eixos, ok? Ainda assim, a combinação Mullet pode ser o melhor de dois mundos: a estabilidade, controlo e confiança trazida pela roda 29” à frente, tudo conjugado com a reatividade que se obtém com um sector traseiro mais curto e mais “manuseável”. Quando se experimenta fica-se sempre com uma boa impressão, acredita! Também vais querer ler… Top 5 e-bikes de BTT com estética inovadora! Fotos: Canyon // Thok // Husqvarna
E-Bikes Hands-on GoRide: aos comandos da nova Orbea Rise 2025! Já tivemos contacto com a nova Orbea Rise 2025. Uma experiência que, embora breve, permitiu perceber as qualidades desta nova e-bike light da ... Por José EscottoHá 3 dias
Especiais GP Internacional Beiras e Serra da Estrela: etapas, equipas e antevisão O GP Internacional Beiras e Serra da Estrela arranca hoje em Trancoso para três dias de competição que passam pela Serra da Estrela. Por GoRideHá 3 dias
Bikes Nova Orbea Rise 2025: a e-bike mais versátil da atualidade? [com vídeo] A nova Orbea Rise 2025 apresenta-se com duas opções de quadro e um motor light, mas com potência full power. Vê aqui as ... Por GoRideHá 3 dias
Especiais Volta a Itália 2024: antevisão, candidatos, equipas e todas as etapas! A Volta a Itália arranca já amanhã. E aqui podes ficar a saber tudo sobre a prova, incluíndo os seis ciclistas que consideramos ... Por GoRideHá 3 dias
Bikes Decathlon LD 920E: a e-bike urbana com mudanças automáticas [com video] Uma e-bike urbana com mudanças automáticas e que traz a promessa de descomplicar as deslocações na cidade. Fica a conhecer a LD 920E. Por GoRideHá 4 dias
A Shimano associa-se a Camille Balanche com edição exclusiva dos sapatos GE900 [com vídeo] Há 12 horas
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023