Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ Há 4 dias
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Partilha!Tweet Com design arriscado, muitas vezes futurista. Ou outras que criaram tendências. Uma mão-cheia de elétricas que surpreende pela 'silhueta' fora do normal. A categoria das e-bikes de BTT cada vez nos surpreende mais a todos os níveis, com especial atenção virada para o design e para a tecnologia. Da conjugação destes dois critérios vão aparecendo modelos incríveis e que nos cativam quando os vemos passar. Isto se conseguirmos ver algum, pois geralmente estas não são bicicletas baratas!PUB Com a ressalva de que existem bastantes mais, aqui fica uma mão-cheia de elétricas de BTT que nos surprenderam pela estética inovadora e até “arriscada”. Se te lembrares de algum outra, por favor escreve-nos! Bianchi E-Suv Rally Mais parece um protótipo entre as e-bikes de BTT, mas a verdade é que esta E-Suv da Bianchi é já uma “veterana” neste segmento. O quadro de linhas “impossíveis” apresenta um tubo de direção com uma forma caricata até na forma como uma luz LED surge integrada no guiador. O triângulo traseira também salta à vista, com escoras com uma assimetria considerável e uma integração inteligente de vários guarda lamas. Quanto a equipamento, a E-Suv Rally surpreende principalmente pela bateria com 720 Wh de capacidade e pelo guiador de carbono criado pela própria Bianchi. Site da Bianchi E-Suv RallyPUB Quadro: Fibra de carbono // Suspensão frontal: Fox 38 Factory 150 mm // Amortecedor: Fox DPX2 Factory 150 mm // Motor: Shimano EP8 con bateria Darfon 720Wh // Transmissão: Shimano XTR // Travões: Shimano XTR 4 pistãos // Rodas: DT Swiss HXC1501 Carbon // Pneus: (F) Kenda Hellcat 29”x2,60” (R) Kenda Regolith 27,5”x2,80” // Espigão: Fox Transfer Factory // Guiador: Bianchi Integrated Carbon 800 mm // Preço: 11.866 € Haibike AllMtn SE A Haibike é uma marca pioneira na montagem de e-bikes de BTT e, como que para celebrar isso mesmo, tem disponível esta edição especial de 10º aniversário da conhecida AllMTN. A SE caracteriza-se assim por juntar a um design espetacular um lote de equipamento de topo. A estética mais radical é algo comum em todas as e-BTT da marca, é certo, sendo que esta conta com um quadro em carbono com dois ou três pontos em destaque: as entradas de ar no tubo da direção, a disposição do tubo de selim, o triângulo traseiro de forma original e futurista… E tudo isto com uma combinação mullet, ou seja, com roda 29” à frente e 27,5” atrás. PUB Site da Haibike AllMTN SE Quadro: Fibra de carbono i600 // Suspensão: Öhlins RXF 36 m.2 160 mm // Amortecedor: Öhlins TTX Air 160 mm // Motor: Yamaha PW-X2 con bateria Yamaha 600Wh // Transmissão: Sram XX1 Eagle AXS // Travões: Shimano XTR 4 pistãos // Rodas: DT Swiss HXC1200 Carbon // Pneus: (F) Maxxis Minion DHF II 29”x2,50” (R) Maxxis Minion DHR II 27,5”x2,80” // Espigão: Rock Shox Reverb AXS // Guiador: Race Face Six Carbon 785 mm // Preço: 10.000 € Lapierre Overbolt GLP2 Team A Lapierre foi uma das primeiras marcas a utilizar quadros de carbono em e-bikes de BTT destinadas à prática de enduro. E esse conceito ainda hoje existe sob a forma desta Overbolt GLP2 Team e com uma ideia forte que permance a mesma: colocar a maior parte do peso em torno do eixo pedaleiro, para conseguir um centro de gravidade singular. Este design permite o uso de uma bateria semi-integrada (que mais parece ir ali no quadro a “flutuar”…) e que nem destoa no look mais futurista da bike, pro assim dizer. O tubo horizontal pode assim ser mais fino, tal como acontece numa bike de suspensão total tradicional. Site da Lapierre Overbolt GLP2 Team Quadro: Fibra de carbono // Suspensão: Rock Shox Zeb Charger 2.1 RC 160 mm // Amortecedor: Rock Shox Super Deluxe Select+RT 160 mm // Motor: Bosch Performance Line CX con bateria Bosch 500Wh // Transmissão: Sram X01 Eagle // Travões: Sram Code R 4 pistãos // Rodas: Lapierre eAM+ Carbon // Pneus: (F) Maxxis Assegai 29”x2,60” (R) Maxxis Minion DHRII 27,5”x2,80” // Espigão: JD Dropper // Guiador: Race Face SIXC Carbon 785 mm // Preço: 7.999 €PUB Merida eOne-Sixty 10K Não é por existir há já uma boa série de anos que a Merida eOne -Sixty deixa de causar algum impacto e supresa. Pela positiva, claro. Até porque o seu design até tem desbravado algum caminho para outras marcas que fazem e-bikes de BTT. Em especial com o conceito Thermo Gates, um sistema de ventilação integrado no tubo da direção. Mas há mais: o tubo superior mais fino, o guarda lamas integrado no triângulo traseiro, a combinação mullet (esta Merida foi, aliás, uma das primeiras a usar uma roda 29” junto com uma 27,5”…). Nesta versão 10K está também em destaque o motor Shimano EP8 alimentado pela bateria E-8036 com 630 Wh de capacidade. Site da Merida eOne-Sixty 10K Quadro: Fibra de carbono CFAII// Suspensão: Fox 38 Factory 160 mm // Amortecedor: Fox X2 Factory 150 mm // Motor: Shimano EP8 con batería E-8036 de 630Wh // Transmissão: Shimano XTR // Travões: Shimano XTR 4 pistãos // Rodas: DT Swiss HXC1250 Carbon // Pneus: (F) Maxxis Assegai 29”x2,50” (R) Maxxis Agressor 27,5”x2,50” // Espigão: Rock Shox Reverb AXS // Guiador: Merida Expert Carbon 780 mm // Preço: 11.299 € Scott Patron eRide 900 Ultimate A bastante recente Scott Patron eRide está nesta lista e surpreende acima de tudo por causa da estética que tem como objetivo a integração total. Até mesmo o amortecedor traseiro está oculto dentro do quadro, tal como vemos nas Scott Spark 2022. Um outro pormenor a ter em conta, menos estético e mais “operacional”, é a colocação do motor um pouco mais atrás no quadro, o que faz com que aumente a distância para com o solo e se note aqui um design mais “original” na secção do pedaleiro. Todo o aspeto é bastante clean, com cablagem a passar dentro do quadro, por exemplo, e com um lote de equipamento muito bem composto. Entre muitos elementos, destaque para o motor Bosch Performance Line CX alimentado por uma bateria de 750 Wh. Site da Scott Patron eRide 900 Ultimate (Stand Jasma) Quadro: Fibra de carbono // Suspensão: Fox 38 Factory 160 mm // Amortecedor: Fox Nude T Factory 160-115 mm // Motor: Bosch Performance Line CX con bateria Bosch 750Wh // Transmissão: Sram XX1 Eagle AXS // Travões: Shimano XTR 4 pistãos // Rodas: DT Swiss HXC1501 Carbon // Pneus: Maxxis Dissector 29”x2,60” // Espigão: Fox Transfer Factory // Guiador: Syncros Hixion IC SL Carbon // Preço: 11.999 € Sobre os artigos GoRide Top… Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades. São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e na nossa experiência neste sector. Fotos: Bianchi / Haibike Media / Lapierre / Merida / Scott
Bikes Nova Canyon Neuron:ONfly promete mais potência e… leveza! A nova Canyon Neuron:ONfly é a primeira e-bike light da marca e apresenta-se com o novo motor Bosch Performance Line SX. Vê aqui ... Por GoRideHá 1 dia
BTT Taça Mundo XCO 2024 – 2ª etapa em Araxá: Simon Andreassen surpreende e Haley Batten faz ‘dobradinha’ [com vídeos] Koretzky vence XCC e tem azar na última volta do XCO... Portuguesa Raquel Queirós nas posições 45 e 31 em XCO e XCC, ... Por GoRideHá 4 dias
Destaque Estivemos no Giant Road Camp 2024 (e com a nova Giant TCR!) [com vídeos] Dois dias na ilha de Maiorca (com muito vento!) foram a 'aventura' ideal para experimentarmos a nova Giant TCR. Mas houve mais 'ação'! Por Rafael PrazeresHá 6 dias
BTT Chiara Teocchi e o 1º pódio na Taça Mundo XCO para a Orbea Factory Team Italiana foi a única contratação da equipa espanhola para este ano e os resultados não se fizeram esperar... Por GoRide16 de Abril, 2024
BTT Taça Mundo XCO 2024 – 1ª etapa Mairiporã: triunfos para Blevins e Rissveds [com videos] Samuel Gaze e Evie Richards vencem em XCC. Portuguesa Raquel Queirós nas posições 39 e 31 em XCO e XCC, respetivamente. Por GoRide15 de Abril, 2024
Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ Há 4 dias
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023