A 9ª e penúltima etapa desta Volta a Portugal era, porventura, decisiva, apesar de amanhã ter lugar o CRI em que ficará conhecido o vencedor final da prova. E este era também o dia em que se assinalava o regresso da grande volta portuguesa à Serra de Montejunto, 42 anos depois.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Saída de Alcobaça para cerca de 174 km, calor intenso, como aconteceu ao longo destas duas semanas mais recentes. Houve três metas volantes no caminho até à subida final, nomeadamente em Caldas da Rainha (km 43,9), Torres Vedras (km 125,7) e Bombarral (km 150,6).

Vitória para Nicolas Tivani, da Aviludo-Louletano-Loulé, a segunda para a equipa algarvia. Foi uma “vitória” saída de uma fuga de três corredores que durou bem mais do que metade da tirada de hoje, composta por Pau Marti (Israel Premier Tech Academy), pelo vencedor Nicolas Tivani e por Tomas Contee, também da Aviludo-Louletano-Loulé.

Na parte mais desafiante da subida, logo a seguir ao cruzamento vindo de Pragança rumo ao alto da serra, a escassos 4 km da meta, Marti ataca e segue-o Tivani apenas. Mas, a pouco mais de meio km para a meta, Pau Marti fica impossibilitado de prosseguir na luta pela vitória devido a uma avaria na transmissão da bicicleta, aparentemente.

Marti fica em 2º lugar na etapa de hoje, assim, a 14 segundos do vencedor, e a fechar o pódio ficou Tomas Contte, da mesma formação algarvia que o vencedor, a 47 segundos. Artem Nytch (Anicolor-Tien 21) segue de amarelo amanhã na última etapa, com Guerin a apenas 39 segundos.

Voltemos atrás. A 20 km do fim ainda levava mais de 5 minutos sobre o pelotão, um pouco menos sobre um grupo perseguidor e intermédio. Refira-se que, mais atrás, na meta volante de Torres Vedras, a vantagem era essa para o grupo perseguidor, mais de 6 minutos para o pelotão.

PUB
Equipamentos GSG

Acreditava-se que ia dar para a fuga, o que acabaria por acontecer, apesar de trabalho ritmado que ia sendo feito à cabeça do pelotão pela AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense e pela Anicolor-Tien21, equipa do camisola amarela Artem Nytch.

PUB
Titan Almeria 2025

A 10 km do final o tempo para o pelotão mantinha-se, mas começou a reduzir-se a vantagem a partir da aldeia de Pragança, que assinala o início da subida ao Montejunto naquela vertente vinda do Cadaval. Aí a vantagem era já de apenas 4 minutos.

Líderes após 9ª etapa, véspera do CRI da última etapa:
🥇 Vencedor Etapa – Nicolas Tivani
🟡 Camisola Amarela/Continente – Artem Nych
🟠 Camisola Laranja/ GALP – Nicolas Tivani
🔵 Camisola Azul/Paredes Rota dos Móveis – Hugo Nunes
⚪️ Camisola da Juventude/Placard – Lucas Lopes

Mais info e classificações:


Crédito da imagem: Volta a Portugal Facebook / Podium Events / Matias Novo – Fotografia

Também vais gostar destes!