Como seria de esperar, Tadej Pogacar não se despediria de um dos Giro(s) mais fáceis da carreira de um ciclista, sem mais uma exibição coroada com vitória, a sexta nesta edição da Volta a Itália em que pura e simplesmente não teve rivais, segurando a camisola rosa com quase 10 minutos de vantagem sobre o seu ‘vice’.

PUB
Specialized Levo

E logo nesta etapa, a da dupla ascensão ao Monte Grappa, que desde a apresentação oficial da prova, há muito meses, deixou de água na boca dos adeptos do ciclismo. Muitos destes, porém, mesmo que tivessem perspetivado que o líder da UAE Emirates fosse, de longe, o favorito à vitória, certamente não esperasse que o domínio fosse tão esmagador. Ou talvez… sim.

Pogacar voltou a voar na montanha, sem quer ninguém o ameaçasse, atacando a 5 km do alto de cume do Monte Grappa. Como sempre, ninguém capaz de seguir a sua roda. Alcançando Giulio Pellizzari, o último resistente da fuga, o ‘maglia rosa’ finalizou com um largo sorriso, dois minutos à frente dos demais. Sozinho no mundo, como sempre.

“Tivemos um bom momento como equipa hoje (sábado)”, diz Tadej Pogacar na zona mista. Molano e Rui (Oliviera) fizeram um trabalho perfeito na fase inicial. Vegard (Stake Laengen) e Mikkel (Bjerg) mantiveram o ritmo perfeitamente adequado na primeira subida, o que me deixou muito confortável. Não corremos riscos na descida. Na segunda subida fizemos conforme combinado na reunião de planeamento. Foi perfeito. Eu também tive boas pernas. Fiquei feliz por ter uma grande vantagem no topo. Também não consigo descrever a sensação de apoio de tantos fãs ao longo da subida. Foi espetacular”.

Pogacar termina o discurso com notas para o que se segue. “Havia muito o que fazer todos os dias”, diz. “Hoje foi apenas um novo teste antes do Tour de França. Queria terminar o Giro com moral e em boa forma. Depois de descansar alguns dias iniciarei uma boa preparação para o Tour”, revelou.


Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter -https://x.com/roliveira57/status/1794451324878360596/photo/2

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!