No final de uma primeira etapa do Tour eletrizante, com início e chegada a Lille (184,9 km), Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) conquistou a vitória ao sprint num grupo de 33 unidades que ganhou vantagem nos últimos 20 quilómetros devido aos ventos cruzados. 

PUB
Mondraker Arid Alloy

Dia menos bom para alguns corredores importantes, e desde logo para João Almeida, que ficou cortado no segundo grupo que perdeu 39 segundos, entre outros, para Tadej Pogacar (UAE Emirates), Jonas Vingegaard e Matteo Jorgenson (Visma Lease a Bike), e Enric Mas (Movistar), mas mais nenhum homem da geral.  

Devido ao corte provocado por dois corredores da Visma, Tiejs Benoot e… Vingegaard, também Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Primoz Roglic ou Florian Lipowitz (Red Bull-Bora) perderam o mesmo tempo do português, enquanto os irmãos Yates já perderam minutos… 

De resto, também sprinters como Jonathan Milan (Lidl-Trek) e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) foram apanhados de surpresa pelo corte, aproveitando Jasper Philipsen, sempre bem posicionado e protegido pela sua equipa, com destaque para Mathieu van der Poel, impôs no final de um sprint perfeitamente controlado, à frente de Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) e Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility).  

Com esta vitória, numa etapa corrida a mais de 47 km/h de média, o velocista belga é o primeiro camisola amarela deste Tour, com quatro segundos de vantagem sobre Girmay e seis sobre Waerenskjold. 

Nelson Oliveira (Movistar) chegou no segundo grupo, com João Almeida. Na geral, os portugueses estão a 49 segundos do líder Jasper Philipsen.  

PUB
Equipamentos GSG

Destaque, ainda, para as muitas quedas, que causaram dois abandonos importantes: os contrarrelogistas Filippo Ganna (Ineos) e Stefan Bisseger (Decathlon). Enquanto Lenny Martinez (Bahrain) passou mal durante toda a etapa e foi o último a terminar, a mais de 8 minutos.

Classificações 

Crédito da imagem: LeTour – https://x.com/LeTour/status/1941522675374977443/photo/1

Também vais gostar destes!