À 10ª etapa da Volta a França 2025, início da segunda semana, eis que aparece a dureza mais a sério na corrida, com os 4.460 D+ de acumulado no percurso entre Ennezat e Le Mont-Dore Puy de Sancy.

PUB
Titan Almeria 2025

E foi dia de triunfo para Simon Yates, o vencedor do Giro deste ano! Foram vários os grupos que se formaram a partir do meio da tirada de hoje e, entre os homens que seguiam na frente, o britânico da Visma Lease a Bike foi se libertando do apoio ao líder de equipa Vingegaard e apresentou uma performance incrível nos últimos kms. Merecido!

STUNNING SCENES! 🤩 | Men's Tour de France Stage 10 Final KM's | TNT Sports Cycling

PUB
Shimano XTR Di2

Antes, num 3º grupo que seguia a cerca de cinco minutos da frente da corrida, era onde estava o interesse principal; ou seja, aconteciam ali as movimentações dos homens candidatos à geral.

A 23 km do fim, os homens da Visma Lease a Bike passam a comandar este grupo, com Sepp Kuss à cabeça, alternando com outros colegas que não Simon Yates (que ia no grupo da frente, com seis elementos).

Pouco tempo depois, eis que a UAE Emirates dá sinais de vida e respondem à letra, com o próprio Pogacar “rebocado” por Adam Yates e companhia. E vice-versa, com Vingegaard a preparar-se… Mas o tempo para o grupo da frente não reduzia e estava à vista a troca de camisola amarela no final da etapa.

Mas foi interessante acompanhar este grupo até ao fim, com Sepp Kuss e Jorgensen a revezarem-se na “boleia” a Vingegaard, sendo que Tadej Pogacar estava por ali um pouco abandonado, dado o forte andamento que era colocado na corrida.

Primoz Roglic e Remco Evenepoel, também candidatos à geral do Tour, também por ali seguiam, e à medida que se mantinha a vantagem do grupo da frente, com Ben Healy a puxar forte tendo em visto tanto a vitória na etapa como envergar a camisola amarela.

Chegou depois o momento no grupo da frente, e a glória não foi para Ben healy, entretanto eleito o mais combativo do dia: Simon Yates (Visma Lease a Bike) arranca; Storer, O’Connor e Aresman cedem. Faltavam 2 km!

E foi suficiente: Simon Yates, recente vencedor do Giro 2025, conseguiu efetivamente superar o esforço de Thyman Aresman e triunfa na etapa com vantagem de apenas nove segundos sobre o ciclista neerlandês da INEOS Grenadiers.

Entretanto, entre os homens da geral, é Remco quem tenta ganhar uns segundos de vantagem a escassos km do final. Roglic e outros respondem, e alguns metros depois é Pogacar quem “faz das suas”. Vingegaard foi o único a acompanhar e cortaram a meta com o mesmo tempo.

Na expetativa, na meta, estava Ben Healy, que, apesar da aceleração de Pogacar e Vingegaard, conseguiu efetivamente garantir a amarela no dia de amanhã. Era o que Pogi queria, certo? Está em 2º lugar, a 29 segundos de Pogacar.

Mais info e classificações:


Crédito da imagem: Lusa / EPA / Christophe Petit Tesson

Também vais gostar destes!