A 19ª etapa da Volta a França era considerada a etapa rainha desta 111ª edição e, Tadej Pogacar não foi de cerimónias e venceu-a como um rei no alto de Isola 2000.

PUB
Specialized Epic 8

O dia começou muito controlado pela UAE Emirates, que trazia como principal objetivo a vitória na etapa por parte do camisola amarela. Ainda assim, esta 19ª etapa quase terminou com a vitória de uma fuga com destaques para dois elementos da Visma Lease-a-Bike.

O ritmo da Emirates desde cedo selecionou a corrida, e rapidamente o grupo dos sprinters ficou descolado para trás do pelotão. Na fuga seguiam nove ciclistas, todos eles de grande qualidade.

Matteo Jorgenson e Wilco Kelderman (Visma Lease-a-Bike) foram dos que mais contribuíram para o sucesso da fuga, naquilo que se pensava ser uma jogada tática da equipa de Jonas Vingegaard. Não foi preciso muito tempo, para perceber que, por outro lado, o objetivo era a vitória no alto do Isola 2000!
A diferença foi crescendo aos poucos, sempre com a permissão da Emirates. Contudo, e no pelotão, Vingegaard foi perdendo a pouco e pouco força de trabalho, tendo mesmo acabado sem colegas de equipa no pelotão.

PUB
Nova Trek Top Fuel
A fuga ultrapassou o Cime de la Bonette com mais de 3 minutos para o pelotão, subida na qual Richard Carapaz (EF Education Easy-Post) pontoou 40 pontos para a montanha, camisola que envergou no final do dia.
A rápida descida levou os ciclistas à Isola 2000, e no grupo que liderava a etapa, começam os ataques. Matteo Jorgenson foi quem se lançou fortemente para a frente da corrida, ganhando uma distância mais que suficiente para garantir a vitória face aos seus colegas de fuga…

Pois, mas não chegou! Porque no pelotão o “comboio amarelo” Tadej Pogacar arrancou a fundo e foi passando por todos aqueles que se encontravam à sua frente na subida. Jorgenson foi ultrapassado pelo esloveno a apenas 2 kms da meta!

PUB
KTM Macina Kapoho Master
Pogacar venceu assim a sua quarta etapa na 111ª edição da Volta a França e, praticamente, é eleito como o grande vencedor deste Tour! Jorgenson fechou no segundo posto e Simon Yates (Jayco AIUIa) terminou no último lugar do pódio.

Remco Evenepoel (Soudal QuickStep) e Jonas Vingegaard (Visma Lease-a-Bike) chegaram juntos a 1m42s do vencedor. Destaque ainda para o ciclista português João Almeida (UAE Emirates) que terminou na sétima posição e defendeu o quarto lugar à geral.

Mais info:


Créditos imagem principal: Volta a França

Também vais gostar destes!