A 18.ª etapa da Volta a Espanha sofreu uma alteração de última hora. O contrarrelógio individual em Valladolid, esta quinta-feira, inicialmente previsto para 27,2 quilómetros, acabou reduzido a menos de metade – 12,2 quilómetros – por motivos de segurança.

PUB
Nova Trek Top Fuel e Top Fuel+

“Com o objetivo de dotar de maior proteção o desenrolar” da tirada, explicou a organização em comunicado, a decisão foi tomada em articulação com o Colégio de Comissários e a autarquia local, que reforçou o dispositivo policial com várias centenas de agentes.

A etapa era aguardada como um dos momentos decisivos da edição, sobretudo porque apenas 50 segundos separam o líder, Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), de João Almeida (UAE Emirates), segundo da geral.

Mas a Vuelta tem estado envolta em tensão fora da estrada. Em Bilbau, no País Basco e em Mos, etapas já tinham sido alteradas devido a manifestações pró-Palestina e contra a presença da equipa Israel Premier Tech, alvo de protestos desde o arranque.

As críticas, ligadas à ofensiva militar israelita em Gaza, têm sido visíveis ao longo do percurso, com bandeiras e cartazes em apoio à Palestina. A própria equipa já alterou os equipamentos para reduzir a associação ao país, mas isso não travou os protestos.

Na semana passada, dois ciclistas chegaram a cair após a aproximação de um manifestante, cenário que a organização quer evitar a todo o custo nesta reta final da corrida.

Crédito da imagem: UAE Emirates

PUB
Nova Trek Top Fuel e Top Fuel+

Também vais gostar destes!