Depois de um intenso programa de corridas de ciclocrosse nas últimas semanas, Mathieu Van der Poel viajou da Bélgica chuvosa e enlameada para a ensolarada e cálida costa espanhola para cumprir um estágio de treino em altitude.

PUB
Specialized Turbo Levo

Wout van Aert faz precisamente o mesmo que o seu arquirrival, mas com uma diferença substancial para o neerlandês: o belga da Jumbo-Visma vai motivadíssimo e a respirar saúde nesta fase, em que domina a temporada, imbatível no seu elemento.

Ao invés, Van der Poel tem-se queixado de uma lesão nas costas, que já o tinham fustigado há um ano, impedindo-o de competir em ciclocrosse na temporada de 2021-22. Devido a essas dores, o corredor da Alpecin-Deceuninck não tem conseguido bater-se de igual para igual com Van Aert e adensa as dúvidas sobre se recuperará a tempo do Mundial, agendado para 5 de fevereiro.

Para já, o neerlandês não quer parar e vai para as montanhas espanholas, para a zona de Denia, enquanto o belga estará na zona de Alicante. Este estágio chega no momento ideal para Van der Poel, embora, sendo em altitude, vise principalmente a temporada de estrada, mais propriamente as clássicas da primavera, e não tanto o campeonato do mundo de ciclocrosse. “Espero que estes dez dias me façam bem às costas”, admitiu o corredor em declarações ao HLN.

“Definitivamente, planeio frequentar o ginásio quatro vezes por semana para fazer treino de força, com o objetivo de fortalecer minhas costas”, adiantou Van der Poel, que viajou acompanhado do seu fisioterapeuta.

PUB
LIV INTRIGUE LT

“O hotel tem um ginásio muito bom. Não poderia estar melhor do que nesse local. Veremos como me encontrarei após este período de muitas corridas de ciclocrosse. Nas últimas, não pude ir para o fundo, mas não me sinto cansado, são mais as dores”, reconheceu Van der Poel, que disputará mais três “crosses” este inverno antes de se concentrar na época de estrada.

No dia 22 de janeiro, estará na Taça do Mundo, em Benidorm. No fim de semana seguinte, ainda não decidiu, entre o Flandriencross em Hamme, na Bélgica, e a última ronda da Taça do Mundo em Besançon, França.

Finalmente, no dia 5 de fevereiro, o objetivo final, o Campeonato Mundial em Hoogerheide, Países Baixos, onde quer conquistar pela quinta vez a camisola do arco-íris. Apesar de ainda faltar cerca de três semanas, a verdade é que as perspetivas de sucesso do neerlandês não são otimistas.

Também vais querer ler…

Van Aert irresistível na Taça do Mundo de Zanhoven

PUB
GIANT STORMGUARD E+ 2

Fotografias: Twitter CXWorldCup

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160
Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!