A 10ª etapa do Tour 2023 acontece após o primeiro dia de descanso para o pelotão, e o dia de hoje ficou marcado pelo caos inicial e o ritmo elevadíssimo a que se percorreu a primeira metade do percurso. No final foi Pello Bilbau (Bahrain Victorious) o mais forte e a conquistar a sua primeira etapa na Volta a França.

PUB
Giant TCR 2024

Entre Vulcania e Issoire havia 167 kms de diferença, constituídos por um percurso ondulado mas sem subidas de “grande calibre”, por assim dizer. Com as condições da corrida “descontroladas”, os ataques iniciais vinham de todos os lados, inclusive de Tadej Pogacar (UAE Emirates) e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que chegaram muito precocemente na etapa a rodar no grupo da frente…

Contudo, a corrida muda e quem se estabelece na frente da corrida é um grupo de 14 corredores. O pelotão reage de forma muito pronta, o que nos leva à segunda situação de corrida importante: Romain Bardet (Team dsm – firmenich), Wout van Aert (Jumbo-Visma) e David Gaudu (Groupama-FDJ) são apanhados de surpresa e perdem o contacto com o grupo dos favoritos, chegando mesmo a existir mais de dois minutos de diferença.

Finalmente o grupo de fugitivos teve a “permissão” do pelotão para se escapar, e é neste momento que existe um reagrupar dos dois maiores grupos que vinham atrás. Um alivio para os homens que estavam envolvidos e lutam pelo top-10.

No grupo de fugitivos, o entendimento nem sempre foi o melhor, pelo que foi possível assistir a várias tentativas de romper com o grupo, embora todas tenham estagnado e sem evolução na corrida.

Com o andamento do pelotão a abrandar, Wout Van Aert e Mathiue Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) tentaram ainda chegar aos fugitivos, arriscando na descida e colaborando entre si, mas uma Ineos muito atenta voltou a reagrupá-los no pelotão quando ultrapassada a descida.

Com estas movimentações na parte de trás, mais à frente Krists Neilands (Israel Premier-Tech), resolve tentar a sua sorte em modo solitário (novamente), a faltarem 33 kms para a meta…  O ciclista letão da Bahrain conseguiu manter-se na frente até aos 3.000 metros finais, altura em que foi alcançado pelos seus ex-companheiros de fuga.

PUB
Giant TCR 2024

No fim, uma discussão ao sprint na qual Pello Bilbau era o que mais energia tinha nas pernas, arrematando a sua primeira etapa na Volta a França. Em segundo lugar ficou George Zimmermann (Intermarch-Circus-Wanty) e no terceiro posto ficou Ben O’Connor (AG2R Citroen).

Na geral não existem alterações e Jonas Vingegaard continua líder, com Tadej Pogacar imediatamente a seguir, a 17 segundos, e Jay Hindley (Bora-Hansgrohe) em terceiro, a 2m40s.

Vídeo resumo da etapa do canal YouTube GCN Racing:

An Intense Day Of Racing On Brutal Terrain! | Tour De France 2023 Highlights - Stage 10

Mais info:

Lê também:

Tour 2023 – 9ª etapa: Woods vence em Puy de Dôme [com vídeos]

Imagens: Twitter Volta a França

 

Também vais gostar destes!