O termo composto pelo nome de alguém “e mais 10” é normalmente utilizado no futebol, por exemplo, quando há um jogador claramente acima dos outros e que “carrega” a equipa. Neste caso, o uso desta expressão vem precisamente no sentido contrário: na Taça Mundo XCO UCI deste ano, entre as senhoras elite, não será apenas Evie Richards a tentar chegar ao topo dos topos. São muitas as concorrentes, com bicicletas afinadas e em boa forma. Quem são?

PUB
Riese & Müller Multitinker

Destacamos Evie Richards apenas porque na última prova de preparação antes do arranque oficial da temporada UCI de XCO (a 2ª etapa do circuito OKK Bike Revolution, em Chur, no passado domingo) foi a britânica que “arrasou”, isto depois de uma época de 2022 bastante apagada (e sobretudo devido a lesão).

Evie Richards numa das provas em Val di Sole, Itália.

E por duas outras grandes razões: porque ainda nos lembramos bem das vitórias de Richards em 2021, sempre em nível acima da média, e porque somos fãs assumidos do seu estilo de competir: corpo pouco próprio de ciclista, muita força e stamina ao mesmo tempo, técnica em boa dose e “rasgos” de ataque imprevisíveis e muitas vez imparáveis…

Mas isto são características de muitas outras ciclistas de elite no panorama internacional do BTT, bem como também da nossa única atleta portuguesa oficialmente presente na Taça Mundo XCO, este ano em elites, Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), certo? E, então, quem são elas e porque são pretendentes ao trono em 2023?

Pessoalmente, e apesar do apreço por Richards, este ano apostamos as nossas “fichas” em Pauline Ferrand-Prévot (INEOS Grenadiers): está numa equipa de grande nível, deu boa réplica na pré-época, tem nas mãos uma nova bicicleta da Pinarello que tem ajudado a desenvolver… É favorita à vitória nesta 1ª etapa da Taça do Mundo, que decorre este fim de semana em Nove Mesto na Morave, na Chéquia, sem dúvida.

Pauline Ferrant-Prévot.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Também não podemos desconsiderar tanto a poderosa Rebecca Henderson (Primaflor Mondraker), que venceu em Nove Mesto no ano passado, como a nº 1 do ranking de XCO atualmente, Alessandra Keller (Thomus Maxon)…

Então e Jolanda Neff (Trek Factory Racing)? Apesar dos vários meses fora de forma (e a recuperar de lesão…) e com dificuldades nas várias etapas do circuito de 2022, lembremo-nos que se trata da campeã olímpica de Tóquio 2020. E está no 2º lugar do ranking UCI, logo atrás de Keller.

Joland Neff.

Por sua vez, Loana Lecomte (Canyon CLLCTV), com o seu estilo “leve”, rápido e “incómodo” para a maior parte da “concorrência”, tem seguramente uma palavra a dizer esta época, de novo. E tem muitas vitórias no palmarés, como sabemos, e essa experiência poderá ser decisiva para alcançar o sucesso.

Loana Lecomte, ao centro, e Anne Terpstra, à esquerda.

PUB
Beeq

Depois queremos seguir de perto as atletas que compõem a equipa Specialized Factory Racing: Laura Stigger, Sina Frei , Haley Batten, todas elas bastante capazes de lutar pelos pódios, ainda para mais trabalhando em conjunto. E vão certamente andar em nova bicicleta, a nova Specialized Epic World Cup 2024.

Por fim, chamamos a atenção também para uma corredora que também apreciamos bastante, Anne Terpstra, a líder da Ghost Factory Racing Team, bem como para Kate Courtney (Scott Sram), que vai mais uma vez tentar regressar às posições de topo. Esta é, aliás, uma das atletas de XCO cujos treinos e estórias mais gostamos de seguir no YouTube da Scott Sram.

Onde ver a Taça do Mundo XCO este ano?

A programação da Eurosport mostra que haverá transmissões em direto das principais provas. Na 6ª feira, as provas de XCC são transmitidas após o live da etapa da Volta à Itália. Homens e senhoras, com início pelas 16h30, sensivelmente.

No dia seguinte, sábado, a grelha de programação mostra que há Taça do Mundo na Eurosport 2, mas à partida é a repetição do que foi transmitido no dia anterior. A partir das 8h30.

Depois, domingo é dia de elites, com transmissão em direto na Eurosport 2 a partir das 10h, em princípio. Primeiro a prova de elites de XCO das senhoras e depois a prova de XCO elites dos homens.

Mais info:

Lê também:

Taça Mundo XCO UCI 2023: é agora que Nino Schurter ‘quebra’? Onde ver em direto!

PUB
Orbea Genius Dealers

Imagens: ÖKK Bike Revolution / Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool 

Também vais gostar destes!