Dois dias de Mundiais, duas camisolas arco-íris. É o início de sonho para a Noruega em Wollongong. Depois de Tobias Foss ter surpreendido em elite, Soren Waerenskjold foi à Austrália confirmar o seu estatuto de jovem especialista do contrarrelógio ao sagrar-se campeão de sub-23.

PUB
Prototype

O ciclista de 22 anos é um dos talentos da Uno-X, equipa que cada vez mais se destaca na formação de jovens ciclistas, além de contar com corredores experientes.

Waerenskjold é forte no contrarrelógio, sendo um sprinter que ataca igualmente muito bem as provas de um dia. Foi campeão nacional de sub-23 na prova em linha. No seu palmarés já tem três vitórias de etapas no Tour de l’Avenir, sempre uma excelente montra para os que ambicionam chegar ao World Tour.

Completou os 28,8 quilómetros do percurso australiano em 34:13 minutos, com uma média de 50,5 quilómetros/hora. Em 2021 ficou à porta das medalhas, no quarto lugar.

Desta feita “tirou” o ouro ao que era visto como o grande favorito: Leo Hayter. O britânico – a caminho da Ineos Grenadiers – acabou na terceira posição, a 25 segundos do campeão.

Waerenskjold teve de sofrer um pouco enquanto assistia ao contrarrelógio do belga Alec Segaert, mas este demorou mais 17 segundos que o norueguês. Não houve portugueses em prova.

PUB
Nova Mondraker Dune

Segaert foi campeão da Europa do escalão na competição que decorreu em Anadia. O segundo e terceiro classificado – o croata Fran Miholjevic e o francês Eddy la Huitouze – dessa prova era outros candidatos às medalhas em Wollongong, mas ficaram longe do pódio.

Miholjevic não foi além da 11ª posição, a 1:08 de Waerenskjold, e Huitouze terminou no sétimo posto, a 51 segundos.

Foi o fim de um senda de quatro vitórias consecutivas da Dinamarca. Mikkel Bjerg tornou-se em 2020 o primeiro ciclista a conseguir três títulos mundiais de sub-23 no contrarrelógio e em 2021, o campeão foi Johan Price-Pejtersen.

Este ano, o melhor dinamarquês foi Carl-Frederik Bévort – outro ciclista da Uno-X -, na sexta posição, a 40 segundos.

Na madrugada desta terça-feira, realizam-se as provas de contrarrelógio de juniores femininos e masculinos. Nesta última, Portugal estará representado por António Morgado e Gonçalo Tavares.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Recorde-se que Nelson Oliveira foi oitavo no contrarrelógio de elite, prova que podes ler tudo o que aconteceu em baixo.

Classificações completas do contrarrelógio de sub-23:

Também vais querer ler…

Mundial de Contrarrelógio: final arrasador do surpreendente Tobias Foss

Ellen van Dijk conquista terceiro título mundial de contrarrelógio

Fotografia: UCI (Union Cycliste Internationale)

 

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Também vais gostar destes!