Duas ciclistas portuguesas vão prosseguir a carreira em Espanha, na Soltec. No caso de Sofia Gomes troca de equipa naquele país, enquanto a vencedora da Volta a Portugal Feminina sub-19, Mariana Líbano vai ter a sua primeira experiência no estrangeiro.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Ambas vão representar a formação Continental da Soltec, que este ano teve alguma notoriedade ao participar na Ceratizit Challenge by La Vuelta, contando com a campeã olímpica Anna Kiesenhofer.

A ciclista austríaca não tem equipa, mas aceitou o convite para estar presente na corrida e esteve muito perto de ganhar uma etapa, com um daqueles ataques de longe que lhe valeu o ouro olímpico em Tóquio.

Sofia Gomes, de 19 anos, representou a Massi Tactic em 2022, equipa que dominou a Volta a Portugal feminina. A portuguesa fez parte das eleitas que estiveram ao lado da sueca Nathalie Eklund, que venceu todas as etapas e, claro, a classificação geral.

A nível individual, o seu melhor resultado foi o segundo lugar no Campeonato Nacional, no Mogadouro. Foi apenas batida por outra ciclista que está em Espanha, Daniela Campos, que vai continuar na Bizkaia-Durango.

PUB
Prototype

A ciclista muda-se agora para a Soltec. “Estou muito entusiasmada por pertencer a uma nova família e dar o melhor de mim em mais uma época. Resta-me agradecer à Soltec Team pela confiança”, escreveu nas redes sociais.

E realçou: “Não podia estar mais contente por ter outra atleta portuguesa ao meu lado nesta nova aventura.” Ou seja, Mariana Líbano.

A ciclista de 18 anos venceu a Volta a Portugal feminina de sub-19, ganhando o prólogo e somando dois segundos lugares nas duas etapas seguintes. Mariana Líbano representou a equipa da Velo Performance/JS Campinense, a mesma da atleta de elite Vera Vilaça, outra corredora que vai continuar a carreira em Espanha.

PUB
Orbea Genius Dealers

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais querer ler…

La Vuelta España Feminina é o novo nome da corrida que terá sete etapas em 2023

 

Também vais gostar destes!