A etapa do circuito espanhol Shimano Super Cup Massi deste fim de semana, que aconteceu em Banyoles, não desiludiu em termos de presença de “estrelas” do XCO internacional. Os vencedores? Victor Koretzky e Pauline Ferrand-Prévot, nas categorias masculina e feminina, respetivamente.

PUB
Cube Stereo ONE

Comecemos pelas senhoras: a atleta francesa da Ineos Grenadier não deu hipóteses. Desde cedo que meteu um ritmo mais elevado e logo na segunda  volta conseguiu destacar-se face ao grupo de corredoras e cruzou a meta a solo após 1h23m.

Pauline Ferrand-Prévot

Raquel Queirós (BH Coloma Team), a única representação portuguesa em prova nas categorias de elite, ficou no 15º lugar, com Jolanda Neff (Trek Factory Racing Team) e Savilia Blunk (Decathlon Ford Racing Team) a ocuparem as 2ª e 3ª posições do dia.

Pódio categoria elites femininas

Mas houve presença da Seleção Nacional de XCO nos escalões de sub-23 e juniores. Entre as senhoras, Ana Santos (em sub-23) e Beatriz Guerra (juniores) estiveram em destaque, com um 9º e um 4º lugares nas respetivas categorias.

Ana Santos

PUB
Beeq

Nos homens, Koretzky foi então a “estrela” vencedora em elites. O francês é mesmo o ciclista de XCO com mais vitórias nesta prova espanhola, visto que este foi o seu 5º triunfo em Banyoles.

Victor Koretzky

O pódio ficou entregue por completo a ciclistas gauleses. Além do 1º lugar do ciclista da Specialized Factory Racing, nas 2ª e 3ª posições ficaram Jordan Sarrou e Titouan Carod. Pré-temporada muito interessante destes atletas da Team BMC… Vlad Dascalu em 4º e Luca Schwarzbauer, que também foi a Espanha, em 5º.

Pódio categoria elites masculinos

Nas corridas masculinas que não elites estiveram atletas portugueses. João Cruz foi o melhor português presente, tendo terminado em 18.º na prova de sub-23. Nesta corridas estiveram ainda Rafael Sousa (27º), Diogo Neves (35º) e Guilherme Barros (53º). Nos juniores, Duarte Galvão foi o melhor português, na 31.ª posição, tendo chegado pouco antes de João Fonseca, 33.º.

PUB
KTM

João Cruz

O Shimano Super Cup Massi 2024 continua: a 7 de abril corre-se a 3ª etapa em Santa Susanna. Mas vale a pena ver as classificações no link abaixo, pois houve mais portugueses em prova nas categorias sub-23 e juniores.

O vídeo no início do artigo é a transmissão completa das provas de elites.

Mais info:


Imagem principal: organização Shimano Massi Super Cup
Restantes imagens: organização Shimano Massi Super Cup / Federação Portuguesa da Ciclismo

Também vais gostar destes!