Simon Carlsson, corredor da Husqvarna e-Bicycles, teve de se adaptar às pedaladas noturnas com sua bicicleta elétrica de BTT, pois queria explorar todas as possibilidades deste tipo de máquina num país como a Suécia. Pode-se dizer que já possui grande experiência neste assunto!

PUB
Orbea Genius Dealers

Sabendo que iria ter de se adaptar ou parar de pedalar por alguns meses, Carlsson experimentou sozinho o ciclismo noturno, uma atividade que ele recomenda fortemente fazer pelo menos uma vez na vida.

Sendo corredor da Husqvarna, é no site desta marca que encontramos estas dicas dadas pelo próprio Carlsson para pedalar em segurança na noite escura e, acima de tudo, para nos divertirmos.

Onde posicionar melhor a luz

Simon Carlsson recomenda algo que não é novidade: “Existem muitas opções quando o assunto é iluminação e vale a pena investir em uma de boa qualidade pela visibilidade, capacidade da bateria e facilidade de transporte.”

“Eu uso uma luz, presa ao capacete. Chama-se LEDX MAMBA 4000 X-PAND. É leve, mas também robusta para fixação de capacete e pode suportar a meteorologia severa da Suécia. Com um feixe poderoso, acho que uma única luz presa é suficiente. Se a luz estiver presa ao capacete, para onde quer que se olhe, a luz apontará sempre na mesma direção.”

PUB
Riese & Müller Multitinker

Capacidade de bateria

O corredor sueco deixa claro que o mais importante é usar a potência máxima. É necessário uma bateria que dure, aproximadamente duas ou duas horas e meia, tendo uma reserva.

“A minha luz tem 4000 lúmens, que é superpotente. Isso é basicamente o que se precisa para ver onde se está a ir. Eu costumo tê-la na potência máxima. Assim gasta mais bateria, dura-me cerca de duas horas e meia neste modo, o que é mais do que suficiente. A bateria é separada da própria luz.”

Cobrir com muitas camadas de roupa

“As pessoas às vezes esquecem-se que andar de bicicleta à noite é muito mais frio do que andar de dia e ainda mais frio no inverno. É necessário trazer camadas [de roupa] extras.”

“Começa com uma camada de base de merino, depois uma camisola, um colete externo e finaliza com um casaco para te manteres aquecido. Usa uma gola em volta do pescoço, luvas de neoprene e capas para manter os sapatos e os pés secos.”

Terás de adaptar o teu vestuário consoante a geografia onde vives, mas mesmo assim não deve diferir muito do que Simon Carlsson diz.

PUB
Giant TCR 2024

Melhor em grupo do que em solitário

Esta recomendação já aqui fizemos, não só pedalar à noite mas mesmo durante o dia. “Às vezes só é possível sair sozinho, mas é sempre mais divertido (e mais seguro) fazer um percurso em grupo, com amigos. Prefiro sair com os meus amigos do que ir sozinho. Rimos mais e ajudamo-nos em caso de algum problema.”

Uma hora é suficiente

“Na minha opinião é que, em geral, uma hora na bicicleta é suficiente. É o que funciona melhor para mim. Sei que a bateria da minha lanterna dura mais de duas horas, mas gosto de levar em conta quanto tempo pode demorar se algo acontecer de errado, como um furo. O ciclismo noturno não é para treinar, é apenas para nos divertirmos.”

Esta última afirmação é fundamental: andar à noite é, regra geral, algo mais perigoso. Trata-se de nos divertirmos e de não corrermos riscos.

O melhor é ir por zonas conhecidas

“À noite, tudo parece completamente diferente. Mesmo aqueles trilhos que se conhece como a palma da nossa mão. O meu conselho é seguir trilhos locais que se conheça, que estejam bem marcados e não muito técnicos. Não exagere nessas saídas. Andar de bicicleta à noite e com visibilidade limitada dificulta até mesmo as seções mais tranquilas.”

Voltamos à questão da segurança: acima de tudo é fundamental preservá-la e não arriscar.

Também vais querer ler…

10 dicas para preparar a BTT para o inverno!

PUB
Orbea Genius Dealers

Fotografias: site Husqvarna

Também vais gostar destes!