Todos já lemos por essa Internet fora vários artigos que listam as vantagens (e desvantagens) de andar de bicicleta a solo ou com companhia. E sabes que mais? Todos essas vantagens/desvantagens e artigos são válidos. Isto porque se trata de um tema “sensível” e, claro, muito subjetivo. Contudo, arriscamos deixar aqui o nosso ponto de vista…

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

Sair para pedalar pode ter um efeito terapêutico até, como sabemos, e nesses momentos estar sozinho pode saber bem; por outro lado, o convívio é um dos pontos mais fortes de andar de bicicleta, por isso sair em grupo traz muitos benefícios.

Sozinho?…

… ou com companhia?Eis então algumas vantagens tanto de andar sozinho como acompanhado. E o que funciona para ti pode não funcionar para um amigo teu, como é natural…

Andar de bicicleta sozinho

Vantagens:

  • Não há horários. O horário de um não é igual ao dos outros e sair sozinho dá total liberdade na hora de agendar (ou não) a volta de bicicleta.

PUB
GIANT STORMGUARD E+ 2
  • Stress. Isto já depende de cada um, mas muitas vezes exigimos a nós próprios um pouco mais quando saímos em grupo. Isto se o teu nível de treino é inferior ao do grupo. Também tens a liberdade de escolher o percurso a fazer, ou encurtar ou prolongar a volta.

  • Silêncio… Se gostas da natureza e se praticas BTT, podes concentrar-te em observar o ambiente que te rodeia, o que em grupo às vezes não é fácil. E se queres ficar sozinho contigo mesmo, talvez para pensar na vida um pouco, então aí o silêncio é essencial.

Andar de bicicleta em grupo

Vantagens:

  • Talvez o mais importante seja ter companhia em caso de contratempo ou acidente. Primeiro, porque, no melhor dos casos, a ajuda com um problema na bicicleta, por exemplo, é sempre bem-vinda; segundo, porque, no pior dos casos, a ajuda pode ser uma questão de vida ou morte, até.

  • Não estar sozinho. Há momentos na vida em que o que se precisa é de companhia, partilhar ideias, ter discussões com o grupo. E até um café ou uma mini após a volta! E quem sabe se não podemos ser também um apoio para um amigo do grupo?

  • Conviver. É fundamental como experiência de vida partilhar momentos, colocar-se no lugar dos outros, saber abrandar porque os companheiros não nos estão a conseguir acompanhar… Como referimos no ponto número um, é muito bom ser ajudado, mas também é muito bom ajudar.

Conclusão

Quem sabe o que é melhor para ti, és tu. E nem sempre tem de ser da mesma forma… Num dia podes querer sair sozinho para pensar na vida, no outro podes querer a diversão de uma saída para pedalar em grupo. O mais importante é que desfrutas da tua bicicleta, não?

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

Também vais querer ler…

O GoRide.pt na Race Nature Torres Vedras 2022 [com vídeos]

Artigo redigido por José Escotto e editado por Elisabete Silva. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.


Fotografias: Arquivo GoRide

PUB
Apresentação Titan Desert Marrocos 2023
José Escotto
O nosso responsável pelo GoRide Espanha! Experiência na área do ciclismo (e do desporto em geral) não lhe falta e muito menos entusiasmo quando se trata de divulgar as mais recentes novidades de bicicletas e BTT.

    Também vais gostar destes!