Só haveria um corredor que talvez pudesse bater Michael Vanthourenhout na pista coberta de neve, muito escorregadia de Val di Sole: o vencedor na edição de 2021 desta ronda italiana da Taça do Mundo de ciclocrosse, Wout van Aert.

PUB
Orbea Genius Dealers

Mas o belga, prodígio de técnica em condições de piso precárias, preferiu o clima temperado do Sul de Espanha, onde estagia (na estrada) com os companheiros da equipa de estrada da Jumbo-Visma, ao frio da região das Dolomitas.

De resto, Mathieu van der Poel não quis correr riscos neste circuito gelado e terminou em oitavo, a quase 3 minutos de Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal), que impôs, assim, as suas excelentes habilidades na neve italiana para conquistar a sua segunda vitória da temporada no circuito mundial, depois de Overijse, em novembro.

PUB
Beeq

O campeão europeu – o campeão do mundo, Tom Pidcock, também não esteve presente – voou baixinho sobre a neve a partir de meio da prova e fez uma corrida a solo, replicando a exibição de Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) na corrida de elite feminina.

“Estou feliz com esta vitória. Foi muito bom exibir-me perante os fãs italianos. Toda a gente comete erros neste tipo de percurso. É uma pista dura, traiçoeira, mas correu-me bem. O próprio ritmo foi muito alto, tentei mantê-lo durante toda a corrida. Foi o suficiente para ganhar”, declarou o vencedor.

PUB
Specialized Levo

 

Michael Vanthourenhout terminou com 39 segundos de vantagem sobre o compatriota Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck), que superou o campeão suíço Kevin Kuhn (Tormans Cyclo Cross Team) para um pódio inédito. O helvético obteve o primeiro pódio para o seu país desde… 2013! Foi seguido de perto por Laurens Sweeck, que aproveitou o quarto lugar para descolar, um pouco mais, na liderança da Taça do Mundo.

À partida para esta prova com 17 pontos de vantagem sobre o acidentado Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen-Bingoal) – que caiu e foi evacuado em maca, à imagem de Fem van Empel na prova feminina -, Sweeck sai de Val di Sole com 23 pontos de vantagem sobre o vencedor do dia Vanthourenhout, que subiu ao segundo lugar da classificação geral da competição.

Classificação completa:

Também vais quer ler…

Recital na neve de Puck Pieterse

Fotos: Twitter CXWorldCup

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!