Woom Wow: nova bicicleta de equilíbrio para ciclistas (ainda) mais jovens! [com vídeo] 27 de Outubro, 2025
Nova Wilier Filante SLR ID.2 criada com a ajuda da equipa Groupama–FDJ [com vídeo] 24 de Outubro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Partilha!X O GoRide.pt esteve entre os mais de 700 participantes no Douro Granfondo 2021: o percurso, de 142 kms e 2.200 D+, foi o menos exigente de sempre na prova! A organização, 5 estrelas! A edição de 2021 do Douro Granfondo realizou-se no dia 10 de Outubro com a participação de mais de 2.000 ciclistas, portugueses e estrangeiros, celebrando o regresso deste evento com a chancela organizativa da empresa BikeService. Este é certamente um dos mais prestigiados de todos os Granfondos do nosso país.PUB O ‘Douro’ regressou após adiamento da edição de 2020 devido à pandemia e como é tradição teve partida e chegada no Peso da Régua (centro nevrálgico de todas as operações). O percurso, desenhado pela região do Alto Douro Vinhateiro, de 142 kms de extensão e 2.200 metros de desnível acumulado, foi o menos exigente de sempre do ‘Douro’, por ter sido alterado do original de 2020 (edição adiada). O GoRide.pt esteve entre os mais de 700 concorrentes do Douro Granfondo que arrancaram pelas 9h00 de uma manhã soalheira e amena de outono (também a data do evento teve de ser transferida do tradicional mês de maio devido ao Covid-19) pela esplendorosa marginal do Douro (N222), da Régua em direção ao Pinhão, por terreno plano. Velocidade, como sempre, elevadíssima, do pelotão imenso e serpenteante: em 37 minutos fez-se 24 km, à média de 38 km/h, nas ‘costas’ do grupo da dianteira, antes de se atacar a primeira subida do categorizada (2.ª), São João da Pesqueira, conhecida de outras edições. PUB Logo nas primeiras centenas de metros, necessidade de adequar o andamento às capacidades físicas. Pela frente, 14 km a uma inclinação média de 4,2%. Os homens da frente esticaram o pelotão gigantesco pela vertente da serrania – pareciam motas! Para nós foram 40 minutos de controlo do ímpeto, com o pensamento projetado para o (muito) que faltava. 264 W de potência, 155 pulsações por minuto (ppm) e 22 km/h, todos valores médios. No topo estavam cumpridos 40 km. Respirar um pouco, aliviar a tensão muscular, se o andamento do nosso grupeto deixasse… Seguiu-se a ligação em relevo ondulado até ao início da segunda (e última) contagem de montanha (2.ª cat.). O ritmo cardíaco não baixou muito, a potência média idem, acumulando-se o desgaste e aí estava a subida de Penedono: 13 km a 3,5%, difere essencialmente da primeira (S. João da Pesqueira) por ser entrecortada por dois quilómetros intermédios planos (7 e 8) – feita em patamares, entenda-se. PUB Pedalando a 242 W médios e 151 ppm completámos a subida em 31.45 minutos (23,3 km/h), atingindo os 82 km do traçado. Já não faltava tudo, mas as dificuldades não se esgotavam aí. Após uma curta descida – para baixar o pulso –, entrou-se em nova ascensão, igualmente curta, mas mais inclinada, coincidente com o ponto de maior altitude do Granfondo. Aqui, atingimos alguns dos valores mais elevados de esforço nesse dia: 300 W em 4.30 minutos e um máximo de 163 ppm. Fora de forma, claramente! No que restou do percurso, ‘parte pernas’ do km 96 ao 112, com dois topos entre 1 e 2,5 quilómetros com uma inclinação importante, a superar os 8-9%. Foram os últimos grandes esforços, para nos mantermos no grupo até à descida da Desejosa, com 8 km e forte declive, além de altamente técnica (incluindo passagens em pavé), a requerer abordagem cautelosa. No final daquela, voltou-se à altitude mínima da prova, nas margens do Douro, para o que resta deste Granfondo: 22 km plano de regresso ao ponto de partida, Peso da Régua, para fechar o desafio em 4:20 horas, a uma média de 32,8 km/h. Potência média: 204 W; Ritmo cardíaco médio: 142 ppm. Mais info: dourogranfondo.com
| Destaque Livro de Cavendish acende polémica com Lefevere Cavendish diz que merecia um salário melhor do que os 500 mil euros (a rondar os 750 mil euros), dados os seus resultados. ... Há 2 horas
| Destaque Bicimax distribui TRP e Tektro em Portugal Duas marcas ‘irmãs’ de travões, transmissões e outros produtos que são agora representadas pela Bicimax no mercado ibérico. Há 4 horas
| Destaque Beers e Dubau-Prevot fazem história no Gravel Burn 2025 [com vídeos] Ao fim de sete dias e 800 km, sul-africano da Specialized confirma vitória final no Gravel Burn. Tom Pidcock ficou na posição 26, ... Há 19 horas
| Destaque Movistar reage à suspensão de Lazkano por doping A Abarca Sports, empresa que detém a equipa Movistar, afirma que desconhecia qualquer irregularidade com o corredor durante o período em que este ... Há 1 dia
| Destaque Biniam Girmay cada vez mais perto de sair da Intermarché Eritreu já está em negociações com várias equipas, incluindo a Israel-Premier Tech, Há 1 dia
Woom Wow: nova bicicleta de equilíbrio para ciclistas (ainda) mais jovens! [com vídeo] 27 de Outubro, 2025
Nova Wilier Filante SLR ID.2 criada com a ajuda da equipa Groupama–FDJ [com vídeo] 24 de Outubro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024