Ainda muito se fala sobre a brilhante vitória de Mathieu van der Poel na Milão-Sanremo, no passado sábado, e a UCI resolveu lançar o debate nas redes sociais: pode o neerlandês vencer os cinco monumentos?

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Van der Poel já conta com duas Voltas a Flandres e agora também a Milão-Sanremo. Vencer os cinco monumentos tem sido um repto difícil de concretizar no ciclismo atual. Philippe Gilbert – que se retirou no final de 2022 – foi quem esteve mais próximo, mas escapou-lhe precisamente a corrida italiana agora ganha pelo corredor da Alpecin-Deceuninck.

Esta tem sido uma discussão mais com Tadej Pogacar em foco. O esloveno da UAE Team Emirates demonstrou no ano passado que até ao pavé se consegue adaptar, pelo menos da Volta a Flandres. Ainda não experimentou o da Paris-Roubaix. Pogacar já venceu uma Liège-Bastogne-Liège e duas Lombardia.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Porém, com a vitória em Itália, Van der Poel parece também entrar no radar das possíveis cinco conquistas.

Vitória na Volta a Flandres de 2022

Não se fizeram esperar as reações. Há quem acredite que sim, mas muitos consideram difícil, com duas corridas a serem vistas como um potencial “problema”: a Liège-Bastogne-Liège e a Lombardia. Será?

Van der Poel participou apenas uma vez nos dois monumentos, ambos em 2020. Foi sexto na Bélgica e 10º em Itália. A Lombardia pode ser visto como o mais difícil para o neerlandês. É normalmente visto como o monumento mais para os trepadores e voltistas. Porém, é uma corrida cujo percurso vai sofrendo alterações.

Ou seja, há anos com menos acumulado, o que pode eventualmente abrir as portas a um ciclista como Van der Poel. Gilbert também não era um trepador e venceu a Lombardia duas vezes…

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Nos comentários ao “post” da UCI é possível ler a comparação com Van Aert. São dois ciclistas com características idênticas e o belga já venceu em etapas de montanha na Volta a França. A mais épica a de 2021, que teve duas passagens pelo Mont Ventoux.

Van der Poel não se tem mostrado tanto quando chega esse tipo de etapas nas grandes voltas, mas talvez chegue o dia em que possa de facto pensar em colocar a Lombardia como um objetivo, assim como a Liège-Bastogne-Liège.

Aos 28 anos, Van der Poel está agora focado na Paris-Roubaix, na qual já subiu ao pódio. Se ganhar outra Volta a Flandres será certamente uma conquista muito bem-vinda, juntar Roubaix ao palmarés estará no topo dos seus desejos.

A discussão de quem poderá vencer os cinco monumentos nunca esteve tão viva como agora, dada a geração de ciclistas que atualmente domina a modalidade. Van Aert talvez ainda não esteja incluído no lote apenas porque não está fácil ganhar estas míticas provas, apesar do seu enorme talento.

Só tem uma Milão-Sanremo e está desejoso de conquistar uma Volta a Flandres e uma Paris-Roubaix. Porém, tendo em conta o que se conhece do belga da Jumbo-Visma, talvez não se levantasse tanto a questão se pode ganhar também uma Liège-Bastogne-Liége e uma Lombardia. Já se sabe que não se intimida com nenhum tipo de terreno.

Quanto a Pogacar, a Milão-Sanremo está a ser dura de roer. Bem tenta, mas o esloveno ainda não descobriu a receita para a vencer. E claro, falta experimentar o pavé da Paris-Roubaix…

PUB
Beeq

De recordar que apenas três ciclistas conquistaram os cinco monumentos: Eddy Merckx (décadas 60 e 70), Roger De Vlaeminck (70) e Rik Van Looy (50 e 60). Todos belgas e de uma era bem diferente da modalidade. Se já era difícil então, agora é um dos maiores desafios do ciclismo.

Também vais querer ler…

Van der Poel bate recorde do Poggio debitando 564 W!

Fotografias Van der Poel: Photo News/Facebook Alpecin-Deceuninck

Fotografia Van Aert: Facebook Jumbo-Visma

Fotografia Pogacar: Luca Bettini/Sprint Cycling Agency/Facebook UAE Team Emirates

Também vais gostar destes!