A Trek Procaliber é a famosa hardtail de BTT da marca norte-americana e agora, a juntar às versões mais recentes com quadro em alumínio, eis que chegam agora três montagens que constituem o novo modelo de 2025 com quadro em carbono. É a nova Trek Procaliber Carbon!

PUB
Giant TCR 2024

E chega com uma grande novidade, que é mais uma substituição. O pormenor mais interessante e disruptivo da Procaliber era o sistema Trek IsoSpeed, algo que destacámos no teste que fizemos à Procaliber 9.8 de 2022. Trata-se da a combinação de uma membrana em borracha com um pivot oscilante cuja missão é “suavizar o efeito desconfortável das pequenas lombas e das trepidação dos trilhos”.

Mas agora, com a nova Procaliber Carbon de 2025, eis que o IsoSpeed dá lugar a uma nova tecnologia: o IsoBow. Continua a ser um sistema que está na união entre o tubo do selim e o ponto onde o top tube dá origem às escoras, mas agora o conceito é muito diferente: deixa de estar ali uma membrana em borracha e o que lá encontramos é um engenhosa forma de “moldar” o carbono naquele ponto do quadro.

Pelas palavras da Trek e pelo que se pode ver, o IsoBow prolonga os tirantes, que são os estreitos tubos da parte de cima do triângulo traseiro, para além do tubo do selim e liga-os diretamente ao top tube. Na intersecção há uma estrutura fina, simples, que sofre flexão controlada para absorver vibrações e impactos. Ficamos ansiosos por testar este novo sistema!

Isto permite estes tubos flexionem e dissipem as vibrações causadas por raízes, pedras e trilhos mais técnicos. “Isto aumenta o conforto e permite poupar energia para subidas e ataques explosivos, ao mesmo tempo que reduz material para uma condução não só mais confortável, mas também mais leve”, garante a marca.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Mas há muito mais a ter em conta nesta nova versão da Procaliber, e continuando com um ponto também importante: a suspensão dianteira de 120 mm em todas as montagens! Esta passa a ser bicicleta de XC da Trek com mais curso de amortecimento à frente.

Depois, a geometria foi toda regista, até pelo que podemos ver pelas imagens. O ângulo da direção passa de 68,8 para 67 graus, enquanto o ângulo do tubo de selim sobe de 73,8 para 74,3 graus. O reach é agora de 460 mm (no tamanho L), quando antes era de 450 mm.

PUB
Specialized Levo

A Trek garante que a Procaliber Gen 3 é para todos os atletas de XC, dos amadores aos prós. E assim poderá ser, pois a bicicleta parece agora ter evoluído para um conceito mais de acordo com as tendências atuais do segmento.

Olhemos também para o quadro em carbono. O da geração anterior pesavaa 1.350 gramas e este, agora, pesa apenas 1.150 gramas. Itens como o bloqueio de rotação da direção, por exemplo, foram excluídos, para fazer baixa o peso.

Há mais clearance para os pneus mais largos (até 2,4”), há compatibibilidade total para instalação dos sistema de desviadores recentes (sem dropout) e as pinças de travão são “flutuantes”, como na Trek Supercaliber Gen 2, a mais recente, que já tivemos oportunidade de testar a fundo!

A bicicleta dá prioridade à leveza sobre o conforto, ao manuseamento sobre a estabilidade e à performance sobre o amortecimento, referem, por isso está claramente talhada para a competição e para andar depressa!

As três configurações da nova Trek Procaliber Carbon são as seguintes (complementam a oferta com quadro em alumínio), com pesos e preços (vê todas as características no site da marca, link abaixo):

PUB
Nova Trek Supercaliber
  • Procaliber 9.5 Gen 3 | 12,13 kg | 1.799 euros
  • Procaliber 9.6 Gen 3 11,08 kg | 2.229 euros
  • Procaliber 9.7 AXS Gen 3 | 10,58 kg | 4.009 euros

Mais info:

Também vais gostar destes!